terça-feira, 16 de agosto de 2022

Procon: órgão realiza 217 atendimentos ao longo do mês de julho

O Procon de Garça apresentou um balanço dos atendimentos do órgão referente ao mês de julho. Foram contabilizadas 217 demandas pelo serviço local, com 21 dias de operação. De janeiro até o final de julho, o Procon garcense realizou 1.651 atendimentos.
Durante o mês passado, as "simples consultas" somaram 97 demandas. As "simples consultas" são as orientações oferecidas ao consumidor quando ele busca o auxílio do Procon para esclarecer alguma dúvida sobre contratos, compras, entre outros procedimentos. Quarenta e nove desses processos foram relacionados a assuntos financeiros, 17 a serviços essenciais, 19 a produtos, cinco a serviços privados, cinco relacionados à habitação e dois à saúde.
Trinta e um atendimentos preliminares foram catalogados no mês passado. Esse tipo de ação pode ser realizado por meio de uma ligação telefônica, quando o Procon intervém junto ao fornecedor para obter a resolução do problema do consumidor, em caso de se tratar de uma relação de consumo. Nesse formato de atendimento há o compromisso do fornecedor de resolver a questão. A maior procura nesse caso foi para assuntos essenciais (19), assuntos financeiros (11) e produtos (um).
No sétimo mês do exercício, os procedimentos da Nota Fiscal Paulista somaram apenas 25 atendimentos. 
Também foram registradas 35 emissões de CIPs (Carta de Informações Preliminares). Essa carta é enviada ao fornecedor diante da necessidade de que ele se manifeste por escrito sobre algum pleito apresentado pelo consumidor — atendendo ou não a reclamação. Desse total, 21 dos atendimentos eram relacionados a assuntos financeiros, sete a produtos, seis a serviços essenciais, quatro a produtos, dois a serviços privados, um a saúde e um a habitação.
Em julho foram computadas 15 CIPs finalizadas com acordo e 11 CIPs finalizadas com outras baixas (encerradas, canceladas, consulta concluída).
O Procon de Garça iniciou suas operações em 02 de maio de 1996. O órgão tem como objetivo principal elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores, por meio do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos.
Em Garça, o Procon atende à rua XV de Novembro, 110, no Centro, das 08 às 11 e das 13 às 16 horas. O telefone é 3406 3632.

Fonte: Jornal Debate



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