segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Gestantes passam a contar com o auxilio de doula em Garça

A Prefeitura de Garça, por meio do Fundo Social, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Secretaria da Saúde, estão com a parceria de uma profissional doula, chamada Emily, que irá realizar trabalhos com gestantes.
Segundo a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Hélide Parrera, a profissional é mais uma adesão importante para auxiliar no fortalecimento de vínculos entre mães e filhos. “Nós estamos alinhado as atividades, as metas e os objetivos desse novo trabalho, para que as nossas beneficiárias, mães, gestantes e crianças, possam se beneficiar. O objetivo maior do trabalho da doula é a transformação, de forma positiva e humanizada, na experiência da gestação, do parto e também do pós-parto. É um apoio físico e emocional, além de colaborar com o fortalecimento de vínculo da mãe com o bebê e facilitar na fase do aleitamento materno”.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social já realiza um importante trabalho de fortalecimento de vínculos para o atendimento de famílias e indivíduos, tanto através da proteção social básica, quanto da proteção social especial, que é muito conhecida por conta dos grupos socioeducativos que acontece no serviço de convivência e fortalecimento vínculos. Além disso, ela conta com trabalhos do PAIF, que é o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, além do Programa Criança Feliz, que realiza o atendimento para gestantes e crianças de 0 a 3 anos ou crianças de 0 a 6 anos que recebem o BPC - beneficio de prestação continuada.
Todos os trabalhos desenvolvidos pela SEMADS são voltado para o fortalecimento de vínculo entre a criança e o seu cuidador, seja ele a pessoa com que a criança passe o maior período de tempo durante o dia ou os pais. “É um trabalho mais focado em atividades lúdicas e atividades que envolvam o brincar. Então, focamos sempre no brincar com brinquedos e atividades planejadas e dirigidas para esse fortalecimento de vínculo”, explica a Secretária.
A nova profissional doula, chamada Emily, já realiza alguns trabalhos com gestantes no município, e agora irá desenvolver um trabalho com as famílias atendidas pela Assistência e Desenvolvimento Social, Fundo Social e Saúde.
As gestantes que tiverem interesse, pode buscar orientação nos pré-natais nas unidades de saúde ou no CRAS de referência, onde os profissionais estarão orientados para a informação quanto a dias e horários de atendimento da doula.

Redação do Garca.Jor



Nenhum comentário:

Postar um comentário