segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Garça inicia nesta semana ciclo de vacinação antirrábica

Tutores de cães e gatos devem ficar atentos. A partir desta semana, Garça vai iniciar um ciclo de vacinação antirrábica, atendendo várias regiões da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, sete datas foram definidas para a aplicação do imunizante, sendo que em cada uma das datas serão aplicadas 50 vacinas.
O calendário tem início na próxima quarta-feira, 08, das 08h30 às 12 horas, na praça Tancredo Neves, no Centro. No dia 17 de agosto, a atividade ocorrerá na praça Frei Aurélio di Falco, em Vila Araceli, das 08h30 às 12 horas. No dia 31 de agosto, as vacinas serão aplicadas na praça da Paineira, no Jardim Paineiras, entre 08h30 e 12 horas.
Em 14 de setembro, os cães e gatos serão imunizados na praça Cesarino Alvino Sêga, em Vila Mariana, das 08h30 às 12 horas. No mesmo horário, mas no dia 28 de setembro, o procedimento ocorrerá no Centro Comunitário do Jardim Sol Nascente. Em 11 de outubro, a vacinação será processada no Centro Comunitário de Jafa, entre 08h30 e 12 horas e o calendário será finalizado no dia 26 de outubro, entre 09 horas e meio dia, no Banco da Terra, no bairro 09 de Julho.
 Não é necessário realizar o cadastramento para vacinar cães e gatos. Os 50 primeiros animais a serem levados no local receberão as vacinas.
A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, pela mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos como, por exemplo, morcegos infectados. 
No animal pode apresentar mudança de comportamento, salivação excessiva (espuma branca), perda de apetite, agressividade, vontade de morder coisas, demência, entre outros. Também podem ocorrer os sintomas paralíticos da variante do morcego.
A recomendação é que os animais domésticos sejam vacinados uma vez por ano contra a raiva, já que a medida auxilia no controle da doença que é grave e pode acometer os animais e os seres humanos.

Redação do Garca.Jor



Nenhum comentário:

Postar um comentário