segunda-feira, 18 de julho de 2022

Emca vai realizar oficina com atividades voltadas para a terceira idade

Uma novidade para a população acima dos 60 anos de idade de Garça. A partir de agosto, a Emca (Escola Municipal de Cultura Artística) vai dar início à Oficina Movimento, Corpo, Voz e Atividades Físicas para a Melhor Idade. Trata-se de uma atividade diferenciada e que é baseada na metodologia Dalcroze, com um foco musical que também leva em conta a interação mente-corpo.
Segundo Maria Rosa Trambaioli Machado, diretora da Emca, o novo projeto busca envolver pessoas da terceira idade e permitir que elas possam trabalhar o corpo, a voz e contar também com atividades musicais.
Segundo a metodologia Dalcroze, vai ser aberta a perspectiva para explorar, de forma prazerosa, todas as possibilidades que o corpo, condicionado ao movimento, siga a frequência da música e do ritmo. "E isso também desenvolve um lado muito interessante para o bem-estar, já que o movimento faz com que o cérebro dê uma resposta em endorfina e isso traz realmente um bem-estar geral", explicou.
Ao longo do curso serão explorados aspectos diversos, como exercícios de expressão corporal, alongamento, noções de higiene vocal, aquecimento da voz, ginástica respiratória, danças circulares, elementos do som e da música. Com esse tipo de trabalho se busca ressaltar a memória auditiva, identificar ritmos e sons, ter contato com a linguagem musical, trabalhar a percepção auditiva, aumentar a energia física e mental, entre outros.
As aulas da nova oficina serão iniciadas em agosto e irão ocorrer nas quintas-feiras, entre 16h30 e 17h30, podendo haver a alteração de horário diante da consulta dos interessados em participar da atividade.
Para a realização da matrícula é necessário apresentar um documento pessoal, comprovante de endereço e realizar o preenchimento de uma ficha padrão apresentada pela escola. "A oficina terá como professor responsável o Wesley Rodrigues Martins, que está trazendo essa especialidade para Garça depois de ter feito um curso da metodologia Dalcroze em Londrina", indicou Maria Rosa. 

Serviço — As inscrições para a Oficina Movimento, Corpo, Voz e Atividades Físicas para a Melhor Idade estão abertas e devem ser feitas na secretaria da Emca, na rua 27 de Dezembro, 10, em Vila Williams.

Fonte: Jornal Debate



Nenhum comentário:

Postar um comentário