quarta-feira, 8 de junho de 2022

Santuário Sagrado Coração de Vera Cruz retoma Corpus Christi

O Santuário Sagrado Coração de Jesus, de Vera Cruz, retoma neste ano, no feriado do próximo dia 16, a celebração de Corpus Christi, com enfeites de rua, uma tradição de 82 anos que foi suspensa nos últimos dois anos em razão da pandemia da Covid-19. Excepcionalmente nesta edição, o trajeto foi alterado em virtude da dificuldade de viabilizar a totalidade dos materiais necessários para a decoração das ruas.
De acordo com o pároco do Santuário, padre Maurício Sevilha, normalmente, os preparativos começam com muita antecedência, o que não foi possível devido ao aguardo da liberação de eventos com a participação de fiéis. "Entre centralizar o enfeite na via e diminuir o trajeto, ficou definido pela diminuição do trajeto para não tirar a beleza do trabalho desenvolvido com tanto carinho pela comunidade", explica em nota. 
A celebração do Corpus Christi em Vera Cruz ocorre desde 1937, com as ruas enfeitadas para a passagem do Corpo de Cristo. O trabalho conta com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio e comunidade. Ao longo de seis quarteirões, são montados grandes tapetes coloridos, com uso de materiais como serragem, pó de xadrez, cal e areia, fornecidos pela prefeitura da cidade.
No dia da celebração, que atrai centenas de fiéis da cidade e da região, a comunidade começa a preparar a decoração por volta das 6h, num trabalho intenso para que os enfeites estejam prontos para visitação perto das 11h. A missa solene será realizada às 15h e, logo após a missa, os fiéis sairão em procissão pelas ruas decoradas. A celebração é encerrada com a Bênção do Santíssimo, em frente ao Santuário de Vera Cruz.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. Para comemorar a data, as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido pelo bispo ou pelo pároco da igreja. A data é muito especial para os católicos, pois é o único dia do ano (no calendário católico) que "Ele" deixa o sacrário para sair pelas ruas da cidade abençoando a população, os visitantes e o comércio.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru



Nenhum comentário:

Postar um comentário