segunda-feira, 20 de junho de 2022

Junho Vermelho: Hemocentro regional continua a necessitar de doação de sangue

Para reforçar a importância da doação de sangue e atrair novos doadores, no mês de junho é celebrada a campanha Junho Vermelho. A escolha do mês tem a ver com a chegada do inverno, já que, com a queda da temperatura, os estoques de hemocentros costumam ficar mais baixos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue. O número representa 1,6% da população, o que está dentro do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de, pelo menos, 1% da população doadora. Apesar disso, o número está longe de atender a atual demanda, ainda maior devido à pandemia de covid-19.
A campanha Junho Vermelho foi criada em 2015 pelo movimento "Eu Dou Sangue". Além das baixas temperaturas, outra motivação para a escolha do mês de junho foi o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho. A ideia da campanha é trazer conscientização sobre o tema e homenagear doadores de sangue.
No mundo todo, os bancos de sangue registraram baixas durante a pandemia de covid-19. Entretanto, o Ministério da Saúde e os hemocentros garantem que estão tomando todas as medidas de higiene e distanciamento social para evitar chances de contágio nos momentos de doação.
Quem contraiu a covid-19 pode doar sangue, desde que respeite um período mínimo de 30 dias após a melhora completa de sintomas. O mesmo vale para gripes ou resfriados.
Para doar sangue é preciso, entre outros requisitos, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar nas duas horas antes do ato e não estar em jejum.

Local — Na região de Garça, o Hemocentro de Marília é a referência. O sangue doado naquele local atende paciente de dezenas de cidades. Assim como verificado em outras regiões, esse centro registra níveis baixos de sangue e pede para que a população contribua fazendo sua doação.
O Hemocentro de Marília desenvolve, ao longo deste mês de junho, nas redes sociais, uma campanha que visa chamar a atenção de toda população para a doação de sangue. A ação também faz parte do Junho Vermelho, tendo como tema "Juntos Pela Vida". 
O objetivo é atrair doadores para a regularização dos estoques de sangue, que, na última semana, atingiram um dos menores índices do ano, com um quarto do ideal. A campanha conta com a participação de voluntários de vários segmentos sociais, além de personalidades conhecidas nas redes sociais, como empresários, blogueiros e influenciadores.
 O Hemocentro de Marília está instalado na rua Lourival Freire, 240, ao lado do Fórum daquela cidade. Outras informações são obtidas pelo telefone 3402 1850.

Redação do Garca.Jor



Nenhum comentário:

Postar um comentário