quarta-feira, 8 de junho de 2022

Em junho, unidades de saúde ampliam atendimento para exames "papanicolau"

Um dos grandes problemas que afeta a saúde das mulheres é a alteração das células do colo do útero. A melhor forma de detecção desse problema, que pode levar ao câncer, é a realização do exame preventivo, que é conhecido popularmente como "papanicolau". 
Com a realização regular desse procedimento é possível obter um diagnóstico inicial, antes que os sintomas da doença possam ser observados. Diante da importância desse exame, campanhas regulares são realizadas buscando envolver um maior número de mulheres e isso ocorrerá, ao longo deste mês de junho, em Garça.
A Secretaria Municipal da Saúde desenvolveu um cronograma envolvendo as unidades de saúde da família, que irão atender em horário estendido, entre 18 e 21 horas, para garantir às mulheres que trabalham em horário comercial a realização do exame, que deve ocorrer anualmente.
Todas as mulheres que tenham vida sexual ativa ou já tiveram, independentemente da idade, devem fazer o exame. Para a realização dele são necessários alguns procedimentos prévios, dessa forma, solicita-se que a mulher entre em contato com a unidade de saúde para receber as orientações.
A programação tem início no dia 06 de junho, com o horário estendido ocorrendo na Unidade Araceli. No dia 07, o atendimento até às 21 horas será na Unidade Glenda Rodela, no dia 08 nas unidades Helena Müller e Mariana II.
No dia 10 de junho, as usuárias da Unidade Doutor Asdrubal Borges Barros poderão fazer o exame no horário ampliado, sendo que no dia 14 o procedimento ocorrerá na Unidade Jurandir Ubirajara Guimarães e no dia 17 no Eucaliptos I e II. Já o atendimento estendido, no dia 22, será processado no Palermo I e II, no dia 23 na Unidade Rebelo e no dia 24 na Região Oeste, no Mariana I e também no distrito de Jafa.

Fonte: Jornal Debate



Nenhum comentário:

Postar um comentário