segunda-feira, 16 de maio de 2022

Procon de Garça registra um total de 229 atendimentos ao longo de abril

A unidade do Procon de Garça divulgou um novo balanço de atendimentos do órgão referente ao mês de abril. No período, 229 demandas foram processadas pelo serviço local, com 19 dias de operação.
Durante o mês passado, as “simples consultas” somaram 108 demandas. As “simples consultas” são as orientações oferecidas ao consumidor quando ele busca o auxílio do Procon para esclarecer alguma dúvida sobre contratos, compras, entre outros procedimentos. Quarenta e oito desses processos foram relacionados a assuntos financeiros, 22 a produtos, 16 a serviços privados, 14 a serviços essenciais, quatro à saúde e quatro à habitação.
Trinta e três procedimentos preliminares foram catalogados no mês passado. Esse tipo de ação pode ser realizado por meio de uma ligação telefônica, quando o Procon intervém junto ao fornecedor para obter a resolução do problema do consumidor, em caso de se tratar de uma relação de consumo. Nesse formato de atendimento, há o compromisso do fornecedor de resolver a questão. 
No quarto mês do exercício, os procedimentos da Nota Fiscal Paulista somaram apenas 19 atendimentos processados na unidade local. 
Também foram registradas 35 emissões de CIPs (Carta de Informações Preliminares). Essa carta é enviada ao fornecedor diante da necessidade de que ele se manifeste por escrito sobre algum pleito apresentado pelo consumidor — atendendo ou não a reclamação. Desse total, 19 dos atendimentos eram relacionados a assuntos financeiros, seis a serviços essenciais, cinco a produtos e outros cinco a serviços privados.
Em abril foram computadas 19 CIPs finalizadas com acordo e 12 CIPs finalizadas com outras baixas (encerradas, canceladas, consulta concluída).
O Procon de Garça iniciou suas operações em 02 de maio de 1996. O órgão tem como objetivo principal elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores, por meio do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos.
Em Garça, o Procon atende na rua XV de Novembro, 110, no Centro. O telefone é 3406 3632.

Fonte: Jornal Debate



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