segunda-feira, 2 de maio de 2022

Prazo para tirar título ou regularizar situação eleitoral termina na quarta-feira

Na próxima quarta-feira, 04, encerra-se o prazo para regularizar o título eleitoral, ou mesmo solicitar a primeira via do documento, em tempo para votar nas eleições 2022. O procedimento é simples, rápido e pode ser feito pela internet, com o sistema Título Net. 
A data é estipulada pela Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Durante esse período, o cidadão poderá resolver pendências, como transferência de domicílio eleitoral, ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições.
Para evitar contratempos é importante procurar o Cartório Eleitoral local — ou acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral na internet — para quitar eventuais débitos e poder exercer o direito de participar da escolha dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidente da República. A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 02 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.

Web — Este ano, o eleitor tem a comodidade de fazer os procedimentos de alistamento, transferência ou revisão diretamente pelo site do TSE. É só entrar em www.tse.jus.br  e ir ao menu autoatendimento para consultar sua situação eleitoral, fazer o título, transferir ou realizar alterações no cadastro. 
Nesse site o eleitor vai encontrar todas as informações necessárias para realizar esse procedimentos. Quem não possui acesso à internet ou tem pouco contato com o mundo digital deve procurar o Cartório. Lá o atendimento presencial é realizado por ordem de chegada, sem agendamento, respeitadas as medidas sanitárias impostas pela pandemia, sem prejuízo da continuidade do atendimento de forma eletrônica. 
Para o atendimento no Cartório é necessário levar o comprovante de vacinação contra a covid,-19, documentos pessoais e um comprovante de endereço atual e em nome do eleitor ou de algum parente que tenha o mesmo sobrenome para a devida identificação.

Plantão — O Cartório Eleitoral de Garça realiza plantão neste final de semana para o atendimento de eleitores e futuros eleitores. Neste sábado e domingo ele estará de portas abertas entre 11 e 17 horas. Já entre segunda-feira, 02, e quarta-feira, 04, o atendimento se dará das 09 às 18 horas.
Nesses últimos dias de atendimento para fazer ou regularizar o título ocorre o projeto Parceria Cidadã. Agora há um convênio com as prefeituras de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão e Gália para auxiliar os eleitores sem acesso à internet ou que precisem de ajuda para preencher os formulários do site para fazer o título ou alterações. 
Em Álvaro, o atendimento se dá na Biblioteca Municipal, das 08 às 11 e das 13 às 17 horas. Em Alvinlândia o processo se dá na Sala da Inclusão Digital, sendo que na segunda e terça o serviço será oferecido das 08 às 11 e das 13 às 16 horas, e na data limite, quarta-feira, das 08 às 11 horas. Em Fernão, o projeto atende na Prefeitura Municipal, das 08 às 11 horas. Em Gália, o posto também é a Prefeitura, das 08 às 11 e das 13 às 17 horas.

Jovem — Após identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral das últimas três décadas, o Tribunal Superior Eleitoral informou que nessa reta final para a obtenção do título foi registrado um aumento no número de jovens interessados em votar no pleito deste ano.
Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses de 2022 cresceu em relação às duas últimas eleições gerais no país. De janeiro e março, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. Já nos pleitos de 2018 e 2014, foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente.
Jovens entre 16 e 18 anos não completos tem direito facultativo de votar, no entanto, se quiserem exercer esse direito devem fazer a emissão do título eleitoral. Os jovens que tenham 15 anos, mas que completarem 16 até o dia 02 de outubro, podem fazer o alistamento.

Serviço — O Cartório Eleitoral de Garça está localizado na rua Plínio de Godoy, 364, em Vila Williams. Os telefones são 3471 3122 e 3406 1993.

Fonte: Jornal Debate



Nenhum comentário:

Postar um comentário