segunda-feira, 16 de maio de 2022

Emca realiza nova edição da Emcaipira no próximo dia 10 de junho

Depois de uma paralisação forçada, assim como o verificado com diversos outros eventos, Garça vai contar novamente neste ano com uma de suas festas mais simpáticas. Trata-se da Emcaipira, a já amplamente conhecida festa junina desenvolvida pela Emca (Escola Municipal de Cultura Artística). 
Nessa retomada, esse encontro de amigos, alunos e profissionais da entidade irá ocorrer no próximo dia 10 de junho, a partir das 18 horas, nas dependências da Escola, com várias atrações.
De acordo com a diretora da Emca, professora Maria Rosa Trambaioli Machado, a Emcaipira surgiu originalmente para ser realizada no Lago Artificial "J. K. Williams". Após algumas edições, o evento foi transferido para a própria sede da instituição, ocupando vários espaços, incluindo até mesmo a quadra externa e, ano a ano, a festa se tornou uma tradição.
A atividade busca envolver o maior número de alunos possível, sendo que a entidade faz uma conciliação de datas para que o estudante não fique dividido entre o evento da Emca e as conhecidas festas realizadas nas escolas de ensino regular.
"Estamos com todos os preparativos bastante adiantados e vamos ter, mais uma vez, uma festa com comidas e bebidas típicas e com o envolvimento dos nossos alunos", indicou.
Maria Rosa lembrou que os vários cursos ofertados pela Escola se envolvem na festa. Os alunos de artes plásticas, por exemplo, se ocupam com a decoração do ambiente, a parte musical faz a estrutura para que as danças ocorram ao vivo. "Além disso, temos gastronomia ligada à data, temos um palanque muito animado com forró e quadrilha para embalar os visitantes, os pais, os amigos", dispôs.
A Emcaipira é um momento de se destacar várias atividades que são desenvolvidas ao longo das atividades desenvolvidas pela Emca. "As coreografias estão bem adiantadas, a Escola já está com o ateliê aberto, preparando esses figurinos. Toda a instituição se reúne, cada um na sua linguagem, para um objetivo comum, que é trazer a festa que culturalmente é a mais popular do Brasil, nossa festa de quintal no nosso inverno gostoso", sustentou a diretora.

19 — Além da Emcaipira, a instituição já está preparando a comemoração dos seus 19 anos de existência. Criada em 02 de agosto de 2003, a Emca é um destaque no envolvimento da comunidade com a arte e a cultura, com um significativo número de alunos matriculados em cursos variados, das artes plásticas ao balé, passando pela musicalização, teatro, circo, entre outros.
Uma reunião pedagógica já foi realizada e uma programação está sendo estabelecida para marcar mais um aniversário da Emca, ao longo do mês de agosto. Uma das atividades que já está confirmada é o "Entardecer com Arte", com a Escola abrindo suas portas para uma grande viagem cultural, com vários ritmos musicais, danças de diversas partes do mundo, circo, teatro, gastronomia, entre outras atrações que em breve serão divulgadas em detalhes.

Fonte: Jornal Debate



Nenhum comentário:

Postar um comentário