quarta-feira, 18 de maio de 2022

Cejusc Itinerante realiza prestação se serviços à população de Vera Cruz no sábado

O Cejusc Itinerante, que busca levar serviços públicos à comunidade em um plantão de atendimento coletivo, vai ser retomado e já tem o primeiro destino. A primeira ação depois de dois anos – após a pandemia da covid-19 – será realizada no sábado, 21, das 10 às 17 horas , na praça da Matriz, em Vera Cruz.
Na data, a população da cidade vizinha vai receber a estrutura de atendimento da Defensoria Pública, Procon, Delegacia Estadual Tributária, Polícia Militar, Ministério Público, Prefeitura de Vera Cruz, como também atendimentos gratuitos em estética pelo Instituto Imbeleze e diversos outros vinculados aos cursos de graduação da Unimar.
Por causa da pandemia, a última edição havia sido realizada em 2019, quando houve 3.871 atendimentos, sendo 166 prestados exclusivamente pelo Cejusc.
O dia começa com a celebração de um casamento coletivo entre dez casais, que vai contar com a participação do cantor italiano Fernando Romagnoli. Em seguida, terão início os demais atendimentos, como Oficina de Pais Itinerante (auxilia famílias que estejam passando por divórcio); orientações jurídicas; e audiências de mediação/conciliação relacionadas a tributos devidos ao município de Vera Cruz, direitos de vizinhança e do consumidor, locação de imóveis, acidente de trânsito, renegociação de dívidas, prestação de serviços, telefonia, plano de saúde, reconhecimento e dissolução de união estável, fixação de alimentos, visitas, regulamentação de guarda, reconhecimento de paternidade e exoneração de alimentos.
O interessado deve levar documentos pessoais, endereço da parte contrária, além de toda a documentação relacionada ao problema que pretende resolver.
O Ministério Público Federal (MPF) vai estar no local para ouvir os cidadãos, inclusive em situação de vulnerabilidade, e registrar denúncias de violação de direitos sobre as quais tenha atribuição para atuar, além de prestar informações sobre o andamento de processos e procedimentos em tramitação na instituição.
A Delegacia Estadual Tributária realizará consultas de CPF e Nota Fiscal Paulista, a Defensoria Pública realizará orientações jurídicas e o Procon prestará orientações sobre o direito do consumidor.
Já o Instituto Embelezze vai participar com Oficina de Beleza; a Coca-Cola Femsa com captação de currículos; e a Prefeitura de Vera Cruz realizará diversas atividades culturais, com distribuição de pipoca e balões.
Os diversos cursos de graduação da Unimar também estarão no evento prestando inúmeros atendimentos gratuitos à população.
Segundo a chefe do Cejusc de Marília, Juliana Raquel Nunes, “o projeto nasceu da necessidade de se fomentar a cultura da pacificação social, levando a estrutura do Centro Judiciário aos diversos bairros de Marília e cidades circunvizinhas.”

Fonte: Marília Notícia



Nenhum comentário:

Postar um comentário