terça-feira, 5 de abril de 2022

Serviço de coleta de sangue itinerante está presente em Garça

A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de várias partes do país, juntamente com a Drogaria São Paulo e a Roche Brasil, retomou uma ação inovadora: o Hemocentro Itinerante SAS Brasil. Depois de passar pela região metropolitana de São Paulo, em 2020, e por cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, em 2021, o banco de sangue móvel retomou as ações em São Paulo, agora focando a região centro-oeste paulista, com o apoio do Hemocentro Público de Marília, da Famema (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília) e do projeto Amorsedoa.
O banco de sangue móvel está presente em Garça até o próximo dia 08 de abril. As doações poderão ser feitas das 08 às 12 horas, na praça Hilmar Machado de Oliveira, 102, em frente à Prefeitura, com agendamento prévio tendo de ser feito no endereço https://www.sasbrasil.org.br/hemocentro.
Em 2020, a SAS Brasil deu início ao Hemocentro Itinerante, com o intuito de contribuir com a coleta de sangue nos hemocentros brasileiros, além de fomentar a cultura de doação de sangue no país. Naquele ano, ao longo de cerca de dois meses e meio, mais de 2,1 mil pessoas doaram, beneficiando potencialmente quase 9 mil pessoas. 
Durante a campanha, a carreta foi adaptada para as doações em linha com as normas de segurança sanitária de prevenção à covid-19. Em 2021, centenas de pessoas doaram mais de 600 litros de sangue, que beneficiarão mais de 5 mil pacientes que precisam de transfusão. Em 2022, 665 pessoas já fizeram a doação de sangue e mais de 2,6 mil serão potencialmente beneficiadas. Já são 316 litros de sangue doados. A carreta já rodou mais de 300 quilômetros este ano.
Com a pandemia, os estoques dos principais hemocentros brasileiros sofreram reduções significativas. Mesmo pessoas que já tinham o hábito de doar sangue regularmente deixaram de ir aos centros recolhedores.
"Utilizar a carreta com impacto entre uma e outra expedição da SAS Brasil sempre foi um objetivo nosso", apontou a médica Adriana Mallet, CEO da organização. "Ver esse projeto entrar no terceiro ano, ainda mais maduro e com números tão significativos e parceiros tão importantes como a Drogaria São Paulo e a Roche, nos faz imensamente felizes", completou.
Para ampliar o alcance da ação, a SAS Brasil conta, desde 2021, com o patrocínio do Grupo DPSP (formado pelas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo). "Esse é um projeto pioneiro que nos enche de orgulho pela sua relevância e abrangência", ressaltou Andrea Sylos, diretora comercial e de marketing do grupo. "O número de doações reduziu muito durante a pandemia e o Hemocentro Itinerante se propõe a reverter esse cenário. É a primeira vez que uma rede de farmácias viabiliza uma ação como essa no país", complementou.

Redação do Agnocafé



Nenhum comentário:

Postar um comentário