terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Nebulização contra mosquito da dengue ocorre nesta quarta no Jardim Imperador

A nebulização de combate ao mosquito Aedes aegypti estará no Jardim Imperador na quarta-feira, 12, das 07 às 13 horas. Os agentes de saúde e os de endemias estarão uniformizados, percorrendo as ruas relacionadas no mapa. Serão nebulizadas somente as ruas em volta da residência na qual foi registrado o caso positivo. A medida é para frear o avanço da contaminação, eliminando o mosquito adulto.
Este ano Garça já registrou três casos confirmados da doença e sete pessoas aguardam pelo resultado. O que preocupa a Vigilância Sanitária é a distribuição dos casos em várias regiões da cidade. Esse é o mesmo perfil dos anos de 2010 e 2015, quando o município registrou surto de dengue, e que iniciou com a transmissão dessa mesma maneira.
As preocupações são inúmeras neste momento de pandemia da covid-19 e epidemia de gripe, porém, é importante que a população não descuide da dengue. Nenhum combate será eficiente sem a ajuda dos moradores. Pelo menos uma vez por semana é preciso eliminar os recipientes que possam acumular água, evitando criadouros do mosquito, pois o veneno utilizado pelas equipes é específico para eliminar o mosquito em fase adulta, não sendo eficaz no combate ao Aedes aegypti em sua fase aquática: ovo, larva, pupa, dentro dos criadouros com água parada.  
“Solicitamos aos moradores que deixem as portas e janelas abertas, pois só assim o veneno será eficaz, atingindo e matando o mosquito Aedes aegypti, que tem o hábito de permanecer no interior das residências. Também solicitamos que os moradores atendam os nossos agentes e aceitem as orientações, pois são profissionais capacitados para o serviço”, orientou a diretora em Saúde de Garça, Edna Semenssato.

Redação do Garca.Jor



Nenhum comentário:

Postar um comentário