segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Ladrões inovam e utilizam tecnologia para prática de furto de café

Pelo menos dez propriedades rurais foram furtadas em Ilicínea, no Sul de Minas, nos últimos seis meses. Há até produtor que foi vítima do crime por cinco vezes. O número de furtos nestes locais tem crescido, conforme o Sindicato dos Produtores Rurais de Ilicínea, pois as quadrilhas têm usado até drones para auxiliar na prática criminosa.
“Os bandidos estão se sofisticando, temos notícia de que até drones são utilizados para fazer a sondagem do que vai ser roubado e o melhor horário para fazer isso. Com isso, o produtor se sente totalmente inseguro, preocupado com a família e com serem vitimados até de forma violenta. Temos produtores que contrataram seguranças particulares para tentar evitar esse tipo de ação”, disse Roberto Carvalho de Brito.
O presidente do sindicato destaca que o valor de materiais furtados nas propriedades da cidade pode chegar a R$ 1 milhão.
“Nos últimos seis meses, aumentou muito a ação dos bandidos e a gente calcula que, diante de tanto assalto e roubo, além do não registro de boletins, esse montante pode chegar perto de R$ 1 milhão de prejuízo ao produtor rural”, falou.
Para que este tipo de crime pare de ocorrer, o presidente do sindicato pede que os produtores façam o registro das ocorrências, mesmo em caso de pouco valor (em dinheiro ou materiais) roubado ou furtado da propriedade.
“O sindicato tem orientado aos produtores, sempre que vitimados, proceder o boletim de ocorrência, por menor valor que seja o equipamento furtado. [Isso é importante] para entrar na estatística da polícia e eles consigam, de alguma forma, aumentar o efetivo de agentes da Polícia Militar e da Polícia Civil, que está defasado e não consegue cobrir toda essa área de maneira eficiente como deveria ser”, comentou.
“Conseguimos êxito na identificação de autores e nas prisões de alguns deles. Essas ações foram feitas por meio de denúncias recebidas. As denúncias são fundamentais porque elas fortalecem a prevenção e, em contrapartida, a repressão do crime de furto no município”, disse o tenente da Polícia Militar Henrique Albino Duque.
De acordo com a Polícia Civil, investigações estão sendo feitas sobre os crimes praticados aos produtores rurais de Ilicínea.
“A Polícia Civil está ciente desses vários furtos ocorridos na zona rural da cidade de Ilicínea. Temos vários inquéritos policiais instaurados para investigar esses delitos e temos cerca de cinco ou seis suspeitos que estão sendo monitorados. A gente acredita que nos próximos dias, ou no mais tardar nas próximas semanas, possamos dar uma resposta no combate a esses crimes”, falou o delegado Alexandre Boaventura Diniz.

Fonte: EPTV



Nenhum comentário:

Postar um comentário