segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Outubro Rosa: mês é dedicado à informação e prevenção do câncer de mama

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, denominado Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor de rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Desde então, tal iniciativa é promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por essa doença entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
O Outubro Rosa foi iniciado oficialmente nesta sexta-feira, 01, e há a expectativa de que algumas ações sejam desenvolvidas ao longo do mês também em Garça. A primeira entidade a destacar seu apoio a essa iniciativa no município foi o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, da Acig (Associação Comercial e Industrial de Garça).
"Temos a certeza de que o trabalho de conscientização, a informação tem de ser diária, mas o mês de outubro é voltado para esse trabalho. Antes a Acig sempre apoiou e participou da campanha em Garça. Agora, esse trabalho passa a ser feito pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura. No ano passado, as ações ficaram limitadas com a pandemia, mas precisamos ver o que fazer neste ano, já que vivemos um período de flexibilização", disse Tatiane Augustinho Galhardo que deixou no mês passado a presidência do Conselho, mas continua atuando na diretoria.
Nos anos anteriores, entre as muitas ações realizadas pela Associação no Outubro Rosa estiveram a distribuição de camisetas alusivas ao período, realização de palestras, distribuição de informativos, eventos com distribuição de prêmios, entre outros.
"Sempre participamos. Acho que não é exagero dizer que temos uma história dentro da ação Outubro Rosa. O objetivo é conscientizar a população e incentivar a realização dos exames preventivos para que a doença seja detectada o mais precocemente possível. O câncer de mama, se diagnosticado no início, tem grande chance de cura", complementou o superintendente da Associação, Fábio Dias.

Fonte: Jornal Debate



Nenhum comentário:

Postar um comentário