terça-feira, 12 de outubro de 2021

Córrego do Barreiro: projeto quer promover revitalização do local

A Prefeitura de Garça e o Saae (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos), em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), deram início ao projeto de revitalização na cabeceira do córrego Cascata (Barreiro), região conhecida popularmente como "Praia do Julinho", e na bacia desde o bairro Paineiras até o ponto de captação de águas na adutora B1 da autarquia.
Os detalhes do projeto foram discutidos em reunião recente que contou com a participação de técnicos do IPT; do diretor superintendente do Saae, engenheiro André Pazzini Bomfim; de membros do quadro técnico da autarquia; do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Flávio Cotait; do secretário de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa; e do coordenador da Defesa Civil de Garça, Leandro Gomes de Sá.
"Nós vamos realizar um trabalho de restauração da bacia do córrego Cascata, olhando para as questões de erosão, transporte de sedimentos, no sentido de preservar APPs (Áreas de Proteção Permanente), aumentar a área verde no entorno e recuperar os processos erosivos", explica o pesquisador do IPT, Cláudio Ridente. "Com este conjunto de ações, esperamos melhorar a qualidade da água e aumentar o volume para captação na B1, consequentemente".
O diretor superintendente do Saae falou sobre a importância desta iniciativa. "Este projeto, em parceria com o IPT, vai ajudar a Prefeitura e o SAAE a recuperar toda a área do córrego do Barreiro, onde nós temos o principal manancial de água de Garça. O IPT tem um grande 'know how' deste tipo de projeto, e que vai nos auxiliar, começando com um voo de drone já no início de outubro para reconhecimento da área", declara.

Redação do Garca.Jor



Nenhum comentário:

Postar um comentário