quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Concurso de Cafés Especiais de Garça ocorre na próxima semana

Na próxima semana, nos dias 14 e 15 de outubro, ocorre em Garça o 4º Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça. São duas categoriais disponíveis aos cafeicultores: natural e cereja e descascado. A Acig (Associação Comercial e Industrial de Garça), uma das apoiadoras do evento, lembra que entre os principais objetivos do concurso estão à identificação, promoção e premiação dos agricultores de cafés de qualidade – arábica, além do incentivo a constante melhoria da qualidade como meio eficaz na conquista de mercado e agregação de valores ao produtor. 
“O concurso tem se tornado referência na cidade e também fomenta a visibilidade dos cafés de Garça e região, além de estimular a adoção de boas práticas durante toda a cadeia produtiva. Com um mercado cada vez mais exigente – inclusive os consumidores leigos também estão “entendendo” um pouco mais sobre o café, suas nuances, aromas, procedências e sabendo apreciá-lo de modo diferenciado – o concurso serve como uma excelente vitrine para os agricultores”, disse o vice-presidente da Acig, Mauro José de Sá, um adepto do café.
Esta valorização pode ser percebida nas negociações que aconteceram no evento realizado em 2020, destacando a qualidade alcançada. Micro lotes de cafés foram arrematados por R$ 1.800,00 a saca.
A região de Garça busca se consolidar como origem produtora de cafés especiais. Nesse sentido, uma das principais iniciativas é a seleção e premiação dos melhores lotes produzidos a cada ano. O Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça vem se destacando ano após ano como a principal vitrine para os produtores de cafés especiais da região. Promovido pelo ConGarça (Conselho do Café da Região de Garça), e pela CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Sustentável), o concurso tem apoio da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça e produtores voluntários, Prefeitura Municipal de Garça, CDRS, Cati, Conab, Sebrae e Acig.
Para participar, o cafeicultor tinha de possuir propriedade localizada em um dos 15 municípios que farão parte da indicação geográfica da região de Garça, em ordem alfabética: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Cafelândia, Duartina, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita, Lucianópolis, Lupércio, Marília, Ocauçu, Pirajuí e Vera Cruz.
Os concorrentes disputam com lotes de café Arábica em suas categorias: Café Natural (café recém-colhido, lavado ou não, seco em terreiro ao sol ou secador) e Cereja Descascado (frutos verdes separados dos maduros após lavagem, sendo descascados para posterior secagem). Na primeira fase a classificação será realizada por meio de análise sensorial. A classificação final será pela maior pontuação, tendo como critério: fragrância, aroma, sabor, doçura, uniformidade, balanço, acidez, amargor, corpo, sabor residual e adstringência.
Todos os produtores inscritos receberão laudo de qualidade do café e certificado de participação no concurso que encerra no próximo mês.
A região de Garça tem mais de 100 anos de história na cafeicultura. Os cafés produzidos por aqui abastecem o mercado interno, onde grãos são utilizados para formar cafés torrados e moídos de várias marcas e na composição de blends, e são exportados para mais de 20 países ao redor planeta.

Programação
Dia 14 de outubro de 2021
- 08 horas: Prova e avaliação dos cafés do concurso pelos Q-Graders convidados (evento não aberto ao público)
- 13 horas: Abertura do Evento
- 14 horas: Palestra: IG – Noções e Características
- Rui Bertho Júnior (Instituto Federal)
- 15 horas: Prova popular dos três primeiros colocados do concurso do café na categoria Natural e Cereja Descascado (CD)
Apresentação das marcas e embalagens de Cafés da Região de Garça
- 18 horas: Encerramento

Dia 15 de outubro de 2021
- 8 horas: Abertura do Evento
- 9 horas: Palestra: Emprego de Microrganismos como Culturas Iniciadoras em Fermentações de Café na Região de Garça – SP
* Claudia Dorta (Fatec Marília)
* Renata Bonini Pardo (Fatec Marília)
* Adriana Novais Martins (APTA/SAA)
- 10 horas: Palestra: O Barismo no mercado de café
* Leandro Moeda (Café do Barista)
- 11 horas: Intervalo para Almoço
- 13 horas: Prova popular dos três primeiros colocados do concurso de café nas categorias Natural e Cereja Descascado (CD)
- 14 horas: Votação das melhores marcas e embalagens dos Cafés da Região de Garça
- 16 horas: Divulgação do resultado do Concurso de Cafés – Premiação e Leilão
- 18 horas: Encerramento e Confraternização

Fonte: Agnocafé



Nenhum comentário:

Postar um comentário