segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Saae alerta: pode faltar água na cidade nos próximos dias

O Saae (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos) divulgou, no final da tarde desta sexta-feira, 20, um comunicado de alerta a toda a comunidade. Segundo a autarquia, devido à falta de chuvas e com as temperaturas se mostrando bastante altas, acima da média histórica para este período do ano, um quadro de desabastecimento pode ser registrado nos próximos dias em Garça.
O Saae ressalta que, diante do quadro que se formou, com níveis bastante limitados de águas nas áreas de captação, a solução é a economia generalizada para tentar evitar a falta de água nas torneiras. Portanto, toda a comunidade é convidada a fazer um esforço e consumir apenas o necessário, evitando todo e qualquer desperdício.
A autarquia aponta que nos últimos dois meses praticamente não se teve registro de chuvas em Garça e região e, diante disso, o sistema de captação de água chegou ao limite. A disponibilidade hídrica está 35% abaixo do normal e isso já pode comprometer o abastecimento em vários bairros da cidade.
Além de solicitar a conscientização da população, o Saae também indicou que vai intensificar a fiscalização e notificação, inclusive aos finais de semana, dos munícipes que forem flagrados desperdiçando água, seguindo a legislação municipal em vigor.

Economizando — Algumas dicas são relevantes no momento de economizar água. Uma delas é quanto ao banho, sendo que ele pode ter um volume bastante reduzido de consumo de água se durar cerca de cinco minutos, ao passo que banhos de 15 minutos podem gastar até 135 litros. Além disso, para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao lavar o cabelo e ao se ensaboar.
Outra recomendação é desligar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba, já que as torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. 
Ao lavar a louça, ela deve ser ensaboada de uma só vez. No caso da máquina de lavar roupa, ela deve ser usada sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. A água utilizada na máquina pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, lavar o quintal e até regar plantas. 
Lavar a calçada com mangueira é uma atitude pouco consciente e pode representar um gasto de 120 litros de água, em média.  Além disso, não use a mangueira para lavar o carro, sendo o correto optar pelo balde, que evita o desperdício. Outra forma de economizar é a ecolavagem, que deixa o veículo limpo e protegido com menos de um litro de água. Basta ter dois panos de microfibra, um shampoo especial para lavagem e um borrifador com 400 mililitros de água.

Fonte: Jornal Debate



Nenhum comentário:

Postar um comentário