terça-feira, 20 de julho de 2021

Pedro Castillo é oficialmente declarado presidente eleito do Peru

O Juizado Nacional Eleitoral (JNE) do Peru, proclamou na noite de segunda-feira, 19, oficialmente, Pedro Castillo como novo presidente do país, após todos os recursos apresentados por sua adversária, a ultradireitista Keiko Fujimori, terem sido rejeitados pela corte.
A proclamação confirma aquilo que as urnas já haviam manifestado. Castillo venceu o segundo turno do pleito presidencial com 50,13% dos votos, contra 49,87% da filha do ex-presidente Alberto Fujimori.
Mais cedo, Keiko disse que “reconhecia” a derrota para Castillo. Ela não conseguiu provar, em nenhum momento, as supostas fraudes que apontava no pleito.
Castillo toma posse no dia 28 de julho. Pelo Twitter, o presidente eleito agradeceu o apoio popular e pediu unidade para o país.
"Obrigado povo peruano por este triunfo histórico. Chegou o momento de convocar todos os setores da sociedade para construir, unidos, um Peru inclusivo, um Peru justo, um Peru Livre, sem discriminação e pelos direitos de todos e todas", disse.
A apuração do segundo turno das eleições peruanas foi acirrada e o resultado das eleições só foi conhecido dias depois.
No dia da votação, 06 de junho, pesquisas boca de urna e até mesmo a contagem rápida feita por institutos de pesquisa indicavam um empate técnico entre os dois candidatos.

Fonte: Opera Mundi



Nenhum comentário:

Postar um comentário