segunda-feira, 19 de julho de 2021

Cafeína do café e dos energéticos: a diferença de quantidade da substância

Todos nós tentamos parecer muito despertos e ativos. Talvez você faça uma pausa em algum momento da semana, e se desistir no sofá ou na cama, no entanto, queremos estar sempre atentos. Para fazer bem o nosso trabalho, para terminar a tarefa, para ter energia para ir à academia, ou mesmo para resistir à sonolência, optamos por bebidas que nos ajudem a manter a atividade, como o café ou os chamados energéticos.
No entanto, você sabe quantas xícaras de café equivalem a uma bebida energética? Aqui nós esclarecemos isso para você.
Você provavelmente escolhe o café porque adora o seu sabor, porque está acostumado a ele e porque ele realmente o desperta ou até parece que o acelera para fazer suas tarefas. 
Ou talvez opte por um energético simplesmente porque prefere o sabor, ou pelo fato de ser um produto que costuma comprar, gosta e faz efeito.
Porém, se você acha que tomar café ou um energético é mais eficaz porque um tem mais cafeína do que o outro, vale a pena conhecer a equivalência entre eles.
O Laboratório Nacional de Proteção ao Consumidor fez análises que conhecemos como bebidas energéticas, mas não há muito tempo mudou seu nome para cumprir os padrões mais recentes, então agora no mercado com nomes como bebidas carbonatadas, bebidas carbonatadas com taurina, cafeína e vitaminas, bebidas carbonatadas adicionado de vitaminas e extrato de guaraná e refrigerantes com guaraná adicionado de taurina e vitaminas.
"Todos eles contêm cafeína , alguns adicionam taurina e a maioria mistura vitaminas do complexo B e glucuronolactona", disse a Profeco, em seu estudo de qualidade publicado em julho de 2020.
A entidade acrescenta que a cafeína é o principal ingrediente dessas bebidas porque estimula o sistema nervoso central ao inibir os neurotransmissores relacionados ao cansaço e ao sono.
Em relação a quantas xícaras de café cada uma dessas bebidas carbonatadas equivale , você pode se surpreender ao saber que o conteúdo de cafeína é semelhante. De acordo com a Mayo Clinic, uma xícara de café em grão contém 96 miligramas de cafeína, ao passo que uma xícara de espresso contém 64 mg e uma de café instantâneo, 62 mg.
Segundo dados da Profeco, as bebidas carbonatadas com mais cafeína comercializadas no México são: Coca Cola Energy, 355 ml, com 115,4 mg de cafeína por embalagem; Vive 100% Ginseng Citrus, 500 ml, com 96,1 mg de cafeína por
embalagem; Amper Energy On the Go, 473 ml, com 95,5 mg de cafeína por embalagem; e Pepsi Kick, 500 ml, com 93,3 mg de cafeína por embalagem.
A recomendação do Ministério Público Federal do Consumidor do México, com relação ao consumo de cafeína , é de no máximo 165 miligramas por dia. No entanto, a Clínica Mayo afirma que até 400 miligramas de cafeína por dia é uma quantidade considerada segura para a maioria dos adultos

Fonte: Jornal El Universal



Nenhum comentário:

Postar um comentário