quarta-feira, 16 de junho de 2021

Santa Casa de Pompeia recebe colchões da prefeitura local

A Santa Casa de Pompeia recebeu como doação por parte da Prefeitura Municipal 12 unidades de colchões pneumáticos, bastante utilizados para a prevenção de escaras e úlceras de pressão, indicados para pacientes com até 130 quilos, possibilitando um melhor conforto ao paciente que passa a ter mais tranquilidade para dormir. “Um equipamento muito necessário e utilizado em muitos casos”, agradeceu o provedor do hospital pompeiano, Alair Mendes Fragoso, ao recepcionar o vereador Waldemar Merencio da Silva Neto, mais conhecido como De Bolachinha, e também o superintendente do Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, Adalberto Bento que estiveram entregando os donativos. “Mais uma vez a Prefeitura nos socorre na luta por um melhor atendimento à população”, acrescentou o dirigente hospitalar pompeiano.
Um colchão pneumático com pressão alternada é a solução ideal para evitar o aparecimento de escaras em pacientes acamados. “O colchão com pressão alternada possui um papel positivo na prevenção e cura de escaras como: úlcera de pressão ou úlcera de decúbito causadas em pacientes acamados por muito tempo ou com dificuldade de acomodação”, explicou com mais detalhes o provedor da Santa Casa de Pompeia. “O colchão pneumático é o mais recomendado para idosos acamados ou imobilizados, que ficam muito tempo em uma mesma posição”, disse Alair Mendes Fragoso. “Essa condição acaba interrompendo a circulação sanguínea em determinadas partes do corpo e pode ocasionar o surgimento de escaras ou úlceras de pressão”, falou ao agradecer um grupo de funcionários do hospital que iniciou a campanha por colchões pneumáticos pela internet e logo conseguiu a ajuda por parte da Prefeitura Municipal.
Chama-se colchão pneumático pelo fato de ser composto por diversas células de ar que intercalam entre si, proporcionando o alívio da pressão do corpo. Dessa forma, evita-se o atrito (contato) entre o colchão e que o paciente fique em constante pressão, diminuindo as possibilidades de surgimento das escaras. “Esse equipamento oferece mais conforto ao paciente e melhor acomodação para o acamado, ajudando na recuperação do enfermo”, acredita Alair Mendes Fragoso que não descartas novas doações, pois, é um produto bem utilizado e necessário constantemente, principalmente para atender idosos.
Para a prefeita Isabel Cristina Escorce Januário a Santa Casa de Pompeia tem desenvolvido um excelente trabalho de atendimento à população e merece a devida atenção do Poder Público Municipal. “Com a pandemia do novo coronavírus, os atendimentos e os cuidados com os pacientes aumentaram e os esforços da administração pela saúde também”, disse a prefeita Tina Januário. “No último mês, acrescentamos 200 mil reais no repasse para a entidade que conta atualmente com um Pronto-Socorro exclusivo para suspeitos e positivos para a Covid-19 e agora com colchões pneumáticos para os pacientes”, lembrou a dirigente municipal. “Além de mais esta ajuda, a Prefeitura tem colaborado com funcionários para o atendimento em nosso Pronto-Socorro, que agora, atende exclusivamente casos de Covid-19, e outro Pronto-Socorro para o atendimento normal de outros casos médicos”, destacou Alair Mendes Fragoso.

Redação do Garca.Jor



Nenhum comentário:

Postar um comentário