quarta-feira, 16 de junho de 2021

ReciclaEtec de Marília completa dez anos de inclusão digital

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que a humanidade produzirá 74 milhões de toneladas de resíduo eletrônico até 2030. Para tentar ajudar a diminuir essa estatística, há dez anos a Escola Técnica Estadual (Etec) Antonio Devisate, localizada em Marília, realiza o projeto ReciclaEtec, em parceria com o Rotary Club, Prefeitura de Marília e empresas da região. Apenas no mês passado, a Etec recebeu cerca de 500 equipamentos vindos de secretarias e diversos órgãos da administração municipal.
“Os aparelhos que estão funcionando e os computadores reformados pelos estudantes do curso técnico de Informática para Internet são doados para instituições e pessoas necessitadas”, explica o coordenador do projeto, Fábio Moura. “Temos uma lista de mais de 100 computadores e outros equipamentos para serem doados nas próximas semanas, entre entidades e pessoas que nos procuram.” Desde que o projeto começou, em 2011, os alunos da Etec já reformaram e doaram mais de 1,6 mil computadores.
Como nem todo o material que chega pode ser reaproveitado ou doado, a Etec mantém parceria com empresas para realizar o descarte correto. “Carcaças de televisão e outros eletroeletrônicos, peças que não podem mais ser utilizadas – como cartuchos de impressoras, toners, baterias e pilhas – nós encaminhamos para locais adequados que evitam o impacto negativo no meio ambiente”, afirma Moura.
Na semana passada, a Etec Antônio Devisate recebeu homenagem na Câmara Municipal de Marília em reconhecimento aos dez anos de benefício ambiental e contribuição com a inclusão digital na cidade, por meio do ReciclaEtec.
Para doar computadores, notebooks e outros eletroeletrônicos usados ou descartar materiais como impressoras, cartuchos, toners, telefones, celulares, baterias e pilhas pessoas físicas e jurídicas podem procurar a escola de segunda a sexta-feira. Outras unidades do Centro Paula Souza que quiserem desenvolver projeto semelhante podem entrar em contato com a Etec de Marília.

Redação do Garca.Jor



Nenhum comentário:

Postar um comentário