quarta-feira, 23 de junho de 2021

Indígenas fazem protesto e interditam rodovia em Avaí

Indígenas das aldeias de Tereguá, Nimuendaju, Ekeruá e Kopenoti, em Avaí, fizeram uma manifestação na manhã desta quarta-feira, 23, e interditaram os dois sentidos de uma rodovia na região.
O protesto começou por volta de 10h30 na vicinal que liga o município a Duartina, e interditou os dois sentidos. No início da tarde, o protesto foi encerrado as pistas liberadas.
O grupo pede a retirada do projeto de lei 490/2007, que dificulta a demarcação de terras indígenas, da pauta do Congresso Nacional. A ação em Avaí aconteceu em apoio às manifestações que começaram em Brasília nesta terça-feira, 22.
Segundo Adriano de Lima, liderança da aldeia Tereguá, 150 pessoas participaram da ação, com uso de máscara. A Polícia Militar foi ao local para acompanhar o protesto, que foi pacífico.
Adriano informa também que ato se une às manifestações que pedem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e também contra o presidente da Funai, Marcelo Xavier.
"Essa PL dá autonomia para o governo fazer o que quiser com a terra indígena e dificulta a demarcação de terras. Com a aprovação dela, as autorizações e indenizações recebidas pelas aldeias de linhas férreas que passam por ela ou a instalação de energia elétrica que atravessa as aldeias passam a não ser mais necessárias. E ela ainda prejudica a natureza, o bioma, porque facilita a exploração de minérios. Ai temos que aglomerar e fazer manifesto, mas estão todos de máscara", diz o líder indígena.

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário