segunda-feira, 28 de junho de 2021

Etecs de Garça: curso de Enfermagem continua a ter maior demanda de candidatos

Novamente o curso de Enfermagem é o mais procurado das escolas técnicas existentes em Garça. Ministrado pela Etec "Monsenhor Antônio Magliano", tal curso teve 302 inscrições para seu vestibulinho de segundo semestre, tendo uma demanda de 7,55 candidatados por vaga, já que o curso, oferecido no período noturno, tem 40 vagas em aberto.
Ainda no Magliano, o curso de Eletrônica (40 vagas noturnas) teve 123 inscritos, como 3,08 candidatos por vaga. Na mesma instituição, os demais cursos, todos noturnos e com 40 vagas em aberto, tiveram as seguintes inscrições: Administração, 68 inscritos, com 1,79 candidato/vaga; Informática Nova Matriz, 71 inscritos, 1,78 candidato/vaga; Mecânica, 78 inscritos, 195 candidato/vaga e Segurança no Trabalho, 63 inscritos, 1,58 candidato/vaga.
Na escola técnica "Deputado Paulo Ornellas de Carvalho", para o curso de Agronegócio, oferecido no período noturno, com 35 vagas, o número de inscritos foi de 54, com uma média de 1,54 candidato por vaga.
No âmbito global do Estado, os cursos técnicos da área de saúde ficaram entre os mais concorridos no vestibulinho das Escolas. Enfermagem, por exemplo, lidera em oito unidades do Centro Paula Souza em diferentes regiões do Estado, incluindo Garça, Suzana e várias unidades na capital do Estado.
Para o coordenador do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, Almério Melquíades Araújo, o processo seletivo para o próximo semestre aponta duas tendências: a consolidação da procura pela formação técnica na área de saúde e o aumento do interesse pelos cursos on-line. 
"Enfermagem e Farmácia que sempre registram uma demanda alta mantêm o interesse dos candidatos nesse período de pandemia. Sobre a evolução da modalidade on-line, as inscrições passaram de 15.510 no processo seletivo do segundo semestre de 2020 para 17.111 inscritos no vestibulinho do mesmo período deste ano", disse.
A seleção dos candidatos se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou on-line. Serão avaliadas as notas de Português e Matemática do primeiro ano do Ensino Médio ou do primeiro termo do Ensino Médio na modalidade EJA, concluídos até 31 de dezembro de 2020. 
O novo critério de seleção foi adotado visando atender ao distanciamento social, para prevenir a transmissão do coronavírus, e respeitando as orientações recomendadas pelo governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias.

Fatec — A Fatec Garça também revelou a relação de inscritos para seu vestibular de segundo semestre. O curso que teve maior demanda foi o de Gestão Empresarial no formato ensino à distância, que contou com 121 inscrições para 40 vagas, com média de 3,03. O segundo curso mais concorrido foi o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para o período noturno, que teve 103 inscritos para 40 vagas, com 2,55 candidatos por vaga.
Completam a lista da faculdade pública garcense, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema para o período da manhã, com 103 inscritos para 40 vagas, com média de 2,55 candidatos/vaga. Para Gestão Empresarial presencial noturna, foram abertas 89 inscritos para concorrer a 40 vagas, com média de 2,23. O mesmo curso, mas no período da manhã, teve 62 inscritos (média de 1,55 pleiteantes por uma cadeira na instituição).
Já o curso de Manufatura Avançada, que teve 40 vagas em aberto, teve 60 inscritos, com média de 1,50 candidato. Ao passo que o curso de Mecatrônica Industrial teve 76 pleiteantes. O curso, oferecido no período noturno, tem 40 vagas em aberto, com média de 1,90 vestibulando por volta.
Para o coordenador do Ensino Superior de Graduação, Rafael Ferreira Alves, a demanda elevada pelos cursos das Fatecs é consequência da permanente evolução da educação profissional do Centro Paula Souza 
"O foco na elaboração de currículos que espelhem as necessidades do setor produtivo, a proximidade com o mercado de trabalho e as constantes inovações nos modelos educacionais são os diferenciais dos nossos cursos", sustentou.      
Assim como ocorre com as Etecs, a seleção dos candidatos para serem admitidos na Fatec será feita exclusivamente pela análise do histórico escolar do ensino médio, sendo avaliadas as notas de Matemática e Português do segundo ano.

Fonte: Jornal Debate



Nenhum comentário:

Postar um comentário