quinta-feira, 6 de maio de 2021

Unimar promove Simpósio de Produção e Reprodução Animal

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) realiza de 17 a 19 de maio a 11ª edição do Simpósio de Produção e Reprodução Animal, que tem como objetivo apresentar as novas técnicas e protocolos adotados para a melhoria da genética dos rebanhos. O evento acadêmico será online e contará com a participação de profissionais que atuam no exterior. 
Segundo a coordenadora do Simpósio, a docente do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Letícia Peternelli da Silva, as atividades retornam este ano, com muitas novidades. “No ano passado, todos nós fomos surpreendidos com a pandemia e não houve tempo de organizar o Simpósio para o formato online. Estamos de volta e usando o recurso das plataformas digitais, que nos possibilitou contactar palestrantes que trabalham no exterior para transmitir suas experiências aos acadêmicos. Será um evento grandioso”, conta.    
Ainda segundo a docente, o Simpósio sempre apresenta as inovações do mercado. “Buscamos as atualizações. Para isso, a gente observa o que há de novo no mercado, entre processos e técnicas, até mesmo em temas que já foram discutidos, porque a gente busca sempre a inovação, o que é o grande diferencial do nosso evento, porque mescla produção, nutrição e a própria reprodução animal”, explica.
Na segunda-feira, dia 17, abrindo o evento online, o Zootecnista da IBS, Luis Henrichsen, irá abordar o tema “Projeto vaca móvel: Soluções Tecnológicas para a produção de leite”. Logo após, o Zootecnista da empresa Vacinar, Leonardo Tadashi Egawa, irá ministrar a palestra sobre “DDG e WDG na nutrição de bovinos de corte”.
O segundo dia do Simpósio de Produção e Reprodução Animal, contará com a participação do docente da ESALQ-USP, José Paulo Roman Barroso, com a palestra “Estratégias para antecipar a puberdade das novilhas de corte”. Seguindo com a palestra do Médico Veterinário atuante no Catar, Fabio Girotto, sobre os “Desafios da atuação do Médico Veterinário na reprodução equina no exterior”.
Para encerrar o evento acadêmico, no dia 19 de maio, a Pesquisadora da Embrapa, a Médica Veterinária Lea Chapaval Adre, falará sobre “Avanços no Controle e diagnóstico da mastite bovina”. Finalizando a 11ª edição do Simpósio, o convidado é a Zootecnista da Fazenda Glenside, Dayanne Almeida, que falará diretamente da Nova Zelândia sobre “Melhoramento genético e desenvolvimento de pesquisa aplicada à ovinocultura”.  
O Simpósio de Produção e Reprodução Animal, além da participação dos docentes na organização, conta com aprimorandos em medicina veterinária, acadêmicos e monitores. A docente do curso de Medicina Veterinária, também coordenadora do simpósio, Letícia Bazzo, destaca a importância da participação dos acadêmicos em todo o processo. “Todos os envolvidos participam ativamente na organização, sendo mais uma forma de aprendizagem, uma vez que eles fazem o contato com os palestrantes, buscam patrocínios e, agora no formato online, nos ajudam com as reuniões e chamadas, ou seja, estão trabalhando ativamente para o sucesso deste simpósio”, destaca.
Segundo o aprimorando em Medicina Veterinária, Francisco Colombo, o simpósio, desde a organização, contribui no processo de construção de carreira. “Além de ser uma atualização como médico veterinário, a gente acaba entrando em contato com palestrantes e temas, que por ser uma inovação, ainda não tivemos contato ou, apenas, lendo as pesquisas de revistas científicas. Com os palestrantes, temos um aprendizado mais aprofundado das metodologias utilizadas, que acabam nos auxiliando tanto na residência, quanto no mercado profissional futuro, porque é um diferencial obter este conhecimento mais abrangente de determinados assuntos”, detalha. 
Acadêmicos e profissionais de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Zootecnia interessados em participar da 11ª edição do Simpósio de Produção e Reprodução Animal, devem fazer a inscrição pelo site www.unimar.br. O evento acadêmico será gratuito e contará com a emissão de certificado.  Mais informações pelos telefones (14) 2105-4056.

Redação do Garca.Jor



Nenhum comentário:

Postar um comentário