terça-feira, 20 de abril de 2021

Tupã lança plataforma digital para denúncias de abuso e exploração sexual infantil

A Prefeitura de Tupã lançou uma página para a campanha "Faça Bonito". Por meio desse canal digital é possível fazer denúncias de situações de abuso e exploração de menores, além de conhecer melhor o trabalho da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Tupã.
Para lançamento da campanha, o primeiro vídeo apresenta a importância da mobilização social para o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual (18 de Maio). "Estamos cada vez mais preocupados devido a esse distanciamento social, pois, muitas crianças e adolescentes podem estar convivendo com seus abusadores e não tendo a oportunidade de serem vistas e ouvidas", declara a conselheira tutelar, Fabiana Rossi.
Nas próximas semanas, entrevistas com diversos profissionais e outros materiais de apoio serão divulgados pelas mídias sociais para levar informações para a população e também para criar mais um canal de denúncias anônimas.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Patrícia Fernandes, a pandemia trouxe a necessidade de engajar ainda mais a sociedade para participar da campanha "Faça Bonito". "A ideia da Rede de Proteção é mostrar que cada cidadão é uma peça fundamental para ajudar, proteger, acolher, denunciar, e defender as vítimas de abuso, para que elas se sintam seguras o bastaste para confiar e falar sobre as situações que estão sofrendo", explicou Patrícia.
Comumente, as vítimas de abuso sexual temem relatar os casos, e a escola costuma ser o principal canal de apoio para elas. Por isso, o lema "Estar Distante Não Significa Estar Sozinho" destaca que as igrejas, os vizinhos, projetos sociais e unidades de saúde também podem atuar em prol dessas crianças e adolescentes.
Para conhecer o site da campanha acesse tupa.sp.gov.br/facabonito. Conforme o secretário de Relações Institucionais, Duda Gimenez, lá também é possível encontrar os principais telefones de contato para relatar situações de exploração de menores. "Todos os serviços para denúncia de casos de abuso asseguram o anonimato do denunciante e da vítima. No novo site, o formulário on-line será encaminhado diretamente para o Conselho Tutelar, órgão especializado neste tipo de atendimento", explicou.
A ação é uma parceria do Conselho Tutelar de Tupã, Secretaria de Assistência Social, Creas, Polícia Civil, entre outros órgãos e profissionais que se mobilizam anualmente em apoio à iniciativa.

Redação do Garca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário