segunda-feira, 15 de março de 2021

Unimar inaugura Núcleo Interdisciplinar de Estágios e Empregabilidade

Para se destacar no mercado de trabalho, o profissional precisa ter sólido conhecimento sobre a área de atuação, que se forma com ensino de qualidade e vivência profissional. A Universidade de Marília (Unimar) acredita na potência das duas atividades para a construção de uma carreira de sucesso, por isso oferece metodologias diferenciadas e benefícios que geram grandes oportunidades profissionais.
Fortalecendo ainda mais este processo de aprendizagem, a Unimar inaugura no mês de março o Núcleo Interdisciplinar de Estágio e Empregabilidade (NIEEMP), que tem como objetivo favorecer o contato dos acadêmicos com o mercado de trabalho.
De acordo com o Reitor da Universidade de Marília, Márcio Mesquita Serva, a Instituição sempre buscou proporcionar as melhores vivências profissionais aos acadêmicos. “A Unimar, com 65 anos de história, sempre cuidou da vida profissional dos seus egressos e alunos e este núcleo, agora implementado, aliou a base tecnológica com a nossa preocupação na profissionalização. Parabéns a todos os envolvidos, mais uma vez a Unimar se destaca!”, diz.
Segundo a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Dra. Fernanda Mesquita Serva, o NIEEMP é mais um diferencial da Universidade. “Este núcleo é mais uma inovação da Unimar e atenderá tanto a modalidade presencial, como a distância, na graduação e pós-graduação. É uma oportunidade para egressos e alunos, pois vamos estabelecer ainda mais vínculos e oportunidades de carreiras. A Unimar abre suas portas para parcerias de empresas, indústrias e terceiro setor de Marília e região. Importante destacar que o Núcleo oferece atendimento global ao aluno, desde cursos preparatórios, oficinas de currículos, parcerias entre outras ações”, destaca.
A coordenadora do NIEEMP, a docente Raquel Sanches, ressalta que o Núcleo é um setor estratégico da Universidade, específico para favorecer o relacionamento acadêmico com os ambientes corporativos. “Nosso objetivo é auxiliar, principalmente, no que tange à divulgação de vagas e capacitação dos acadêmicos e egressos para a empregabilidade, de modo que possam realizar o planejamento e o autogerenciamento das próprias carreiras”, explica.
Uma das missões da Universidade é formar profissionais que atendam as demandas do mercado de trabalho. Por isso, oferece o suporte para os acadêmicos, de todas as áreas do conhecimento, para que desde a graduação tenham o contato com a rotina de trabalho, através de parcerias com renomadas empresas.
Grande parte dos acadêmicos da Unimar já atuam no mercado e a procura por profissionais continua aquecida, destaca ainda a coordenadora do NIEEMP. “Estes índices comprovam o diferencial da Instituição, pois demonstra a capacidade de formação aderência às demandas do mercado. As empresas nos procuram em busca de estagiários, ou colaboradores, porém, embora tenhamos um número expressivo de alunos, muitos deles já estão empregados. Diante disso, estamos ampliando nosso processo de capacitação para identificar mais alunos, inclusive egressos, que demonstrem competências solicitadas pelas empresas”, destaca.
Um exemplo, é a aquecida procura por estagiários do curso de Publicidade e Propaganda. Segundo a coordenadora do curso, a docente Débora Massarollo Ottoboni, os acadêmicos que desejam atuar no mercado, durante a graduação, estão empregados. “Seguimos com uma demanda crescente na procura de estagiários nas áreas de comunicação, com aproximadamente três vagas por semana. O mercado está aquecido, principalmente, por conta do crescimento do e-commerce, já que muitas empresas precisaram se transformar e encontrar na internet um meio de sobrevivência. Outro diferencial, é que as empresas sentiram a necessidade da criação do próprio departamento de marketing, até por conta deste movimento, que é a nova tendência”, explica.
Um dos diferenciais do NIEEMP, é a utilização de plataforma criada pelo Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade, para o processo seletivo de estagiários ou funcionários, onde as empresas conseguem indicar o tipo de colaborador ou estagiário que precisam, descrevendo as competências que necessitam para o preenchimento da vaga.
“A plataforma buscará em seu banco de dados e indicará os melhores candidatos. Para isso, os alunos ao se candidatarem, vão preencher os dados e o currículo, destacando suas características. A inovação no processo é que a Plataforma traça o melhor matching e favorece que os acadêmicos mais aderentes à vaga, sejam encaminhados para as entrevistas, que podem acontecer presencialmente ou por conferência on line”, explica Rachel.
O Núcleo Interdisciplinar de Estágios e Empregabilidade está disponível para os acadêmicos de todos os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Marília, a partir do mês de março. Mais informações no site www.unimar.br. As empresas interessadas podem se cadastrar pelo endereço: https://nieemp.unimar e indicar a vaga que oferecem e o tipo de candidato que precisam.

Redação do Garca.Jor



Nenhum comentário:

Postar um comentário