quarta-feira, 17 de março de 2021

Paraguaios aproveitam baixa no real para fazer compras no Brasil

Com o real desvalorizado em relação ao dólar, os paraguaios estão aproveitando para fazer compras no Brasil. Na região da fronteira com o Paraguai, principalmente nos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, os comerciantes brasileiros já comemoram um aumento de 20% nas vendas.
O real tem valido bem menos, em contrapartida ao guarani (moeda paraguaia), que está cada vez mais valorizado. Os turistas brasileiros, espantados com o dólar a R$ 4,75 em fevereiro, deixaram de comprar no país vizinho, que registrou queda de vendas em cerca de 15% em relação a janeiro. Já no Brasil, a moeda paraguaia fez com que muitos de lá viessem gastar em cidades que ficam na fronteira entre os dois países.
O movimento pendular é bem diferente do tradicional, onde brasileiros se deslocavam à fronteira com o Paraguai devido a anterior desvalorização da moeda local e oportunidade de comprar produtos sem impostos aplicados no país.
No entanto, houve um crescimento de vendas a estrangeiros no comércio brasileiro desde a última alta do dólar, causando boa procura em produtos como calçados, confecções, alimentos e eletrodomésticos. Muitos dos paraguaios compram com o cartão de crédito, ao invés de moeda em espécie.
Algumas lojas, inclusive, favorecem um sistema especial de crediário para os paraguaios, onde eles informam apenas o número de sua identidade e os permite comprar produtos no Brasil.

Fonte: Badalo



Nenhum comentário:

Postar um comentário