segunda-feira, 15 de março de 2021

Oriente registra surto de dengue com quase 200 casos neste ano

A cidade de Oriente, que tem 6.542 habitantes, segundo estimativa do IBGE, registrou um surto de dengue, com 189 casos confirmados apenas em janeiro e fevereiro deste ano.
Em todo o ano passado, segundo a prefeitura, o município teve apenas cinco casos da doença, o que representa um aumento de mais de 3.000% neste ano.
Por causa disso, agentes de saúde têm vistoriado imóveis da cidade para identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti, que transmite a dengue, e orientar os moradores em relação aos sintomas da doença.
Durante a visita, os funcionários aplicam o larvicida onde tem água parada para impedir o nascimento do mosquito. No entanto, segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Elisa Ide, muitos moradores estão se recusando a receber a visita das equipes.
"É muito complicado. As agentes comunitárias tem um preparo, um olhar diferenciado para poder ver os problemas, mas as pessoas acham que vai perturbar, e isso atrapalha muito", admite a enfermeira.
Um outro problema que os agentes de saúde enfrentam em Oriente são as casas vazias. Isso porque muitas casas estão fechadas, para alugar ou vender, ou o morador está trabalhando em outra cidade.
Também há dificuldade nos terrenos baldios. Muitos deles estão com o mato alto por conta da chuva, e ficam fechados, impedindo a limpeza. A prefeitura também disponibilizou um trator para pegar o entulho das casas.
Muitas pessoas têm confundido os sintomas da dengue com os da Covid-19. Em Oriente, a aposentada Arlete Ramos foi diagnosticada com a doença, mas contou à TV Tem que pensou, em um primeiro momento, que estava com coronavírus.
"Achei que era covid, né? Tive febre por cinco dias, fui ao médico, inclusive fui tratada como covid, mas quando veio o resultado não era", lembra a moradora.
De acordo com os especialistas, febre, cansaço e mal estar podem aparecer nos dois casos. No entanto, com a dengue, normalmente a pessoa sente dor no corpo, perde o apetite, tem dores nos olhos e manchas vermelhas pelo corpo.
Já com a covid, os sintomas mais comuns são tosse, coriza e dor de gargante, além da perda de olfato, paladar e dificuldade para respirar.

Fonte: TV Tem



Nenhum comentário:

Postar um comentário