sexta-feira, 5 de março de 2021

Garça passa a ter ferramenta digital no combate à dengue

Garça para a contar com uma ferramenta digital chamada “Super Agente”. Esse instrumento vai ser utilizado no combate à proliferação da dengue no município.
O secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Leandro Carvalho, explicou que esse programa busca automatizar todas as notificações que são feitas em relação ao combate à dengue. "Hoje o agente vai até o local, faz a notificação, vai até a Unidade de Saúde à qual ele está vinculado e ela informa a Vigilância Sanitária do possível caso encontrado", disse. 
Posteriormente, a Vigilância processa o bloqueio a partir do endereço identificado em um raio de 100 metros. Isto é feito manualmente, em um mapa da cidade. Todas as residências que estão neste raio são identificadas. 
"A Vigilância Sanitária avisa, via papel, a Unidade de Saúde onde está localizada a região em que o bloqueio deve ser feito. Com a implantação do programa, quando o agente identificar o foco da dengue, ele mesmo, que terá um tablet em mãos, vai mostrar no aplicativo onde é o endereço. Eletronicamente a Vigilância será avisada. Ao receber os detalhes, o próprio sistema vai criar a região do bloqueio onde será feita a verificação pela equipe”, disse Carvalho.
A evolução da verificação das casas que estiverem na região do bloqueio também será registrada: “Conforme o agente for passando por cada residência o sistema avisa a Vigilância que a residência que estiver marcada na cor verde já foi verificada e não há nenhum foco, que a residência na cor amarela foi verificada e foi encontrado mais um foco do mosquito, e assim teremos um controle mais eficiente. O processo manual dura em torno de dez a 15 dias e a nossa expectativa é tudo seja feito em, no máximo, dois dias, quando o 'Super Agente' estiver funcionando", sustentou.
O programa já foi instalado no data center da Prefeitura e o treinamento aos funcionários que irão trabalhar no dia a dia deve acontecer entre o fim de março e o início de abril, quando o programa começará a ser utilizado efetivamente.

Redação do Garca.Jor



Nenhum comentário:

Postar um comentário