quarta-feira, 17 de março de 2021

Ecopontos para descarte de óleo são instalados em Marília

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública de Marília começou a instalar ecopontos em áreas públicas para a coleta de óleo de cozinha. Serão três locais disponíveis na cidade.
Segundo a secretaria, a ação tem o objetivo de evitar que o descarte incorreto do produto provoque o entupimento do sistema de esgoto e a contaminação dos rios, já que ele tem substâncias que não se dissolvem na água. Um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água diretamente, e chegar a 1 milhão de litros de água ao longo do curso fluvial.
Ao ser descartado na pia da cozinha, no vaso sanitário ou no ralo, o resíduo se acumula nas paredes da encanação e retém os materiais que passam por ali fazendo com que os canos acabem entupindo. O óleo pode chegar aos cursos de água e causar descontrole do oxigênio e a morte dos seres vivos, conforme explica Wilson Hakamada, responsável pelo Centro de Educação Ambiental do Bosque.
“Isso é ruim porque atrai pragas que podem causar várias doenças, tais como leptospirose, febre tifóide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase. Essas doenças podem ser transmitidas para humanos e animais. Além disso, esse óleo incrustado nos encanamentos dificulta a passagem das águas pluviais e causa o extravasamento de água na rede de esgoto e o seu entupimento, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento”
Ainda de acordo com Hakamada, a coleta de óleo se faz necessária, porque além de causar prejuízos ambientais, também causa prejuízos aos cofres públicos com a compra de produtos químicos poluentes para desentupir o sistema de esgoto.
Os ecopontos serão instalações permanentes na cidade. Para obter mais informações, as pessoas podem ligar no telefone (14) 3454-3400.
Após utilizar o óleo, deixe esfriar por, pelo menos, 30 minutos. Em seguida, com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa plástica e feche bem para evitar vazamentos, odores e insetos. Quando estiver com uma boa quantidade armazenada, leve a garrafa a um ponto de coleta.
Confira os locais e horários de funcionamento dos ecopontos de Marília:
Bosque Municipal: Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1.001 - Res. Vale Verde - 8h às 17h (segunda a domingo)
Garagem Municipal: Avenida República, 5.370 - Prolongamento Palmital - 8h às 17h (segunda a domingo)
Ecoponto Sul: Rua Joaquim Dias, 45 - Nova Marília - 8h às 17h (segunda à sexta-feira)

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário