quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Secretaria da Saúde de Garça recebe mais 690 doses de vacina contra covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu na quarta-feira, 03 de fevereiro, mais 690 doses da vacina contra a covid-19, totalizando 1.750 doses que foram enviadas ao município. 
Segundo a pasta, Garça cumpre o cronograma do documento técnico emitido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, que estabelece, entre outras ações, a sequência de vacinação e o público alvo. 
Nessa primeira fase foram imunizados profissionais da linha de frente do combate à pandemia, assim como idosos institucionalizados. Também já ocorre a vacinação dos profissionais da saúde das parceiras particulares (clínicas, consultórios e laboratórios).
Nesta quinta-feira, 04 de fevereiro, começam a ser vacinados os profissionais que atuam como cuidadores de idosos, que deverão entrar em contato com a Unidade de Saúde de referência para fazer o agendamento da vacinação. Esses profissionais deverão comprovar, mediante apresentação da carteira de trabalho ou declaração impressa e assinada, o vínculo com a atividade.
Ainda hoje, a Prefeitura inicia a imunização dos demais trabalhadores dos serviços de saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Nessa nova etapa estão incluídos médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, além dos trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. 
Inclui-se ainda funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. 
Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde. Todos também deverão fazer o agendamento nas Unidades de Saúde da Família. 
A Secretaria da Saúde de Garça só poderá vacinar os profissionais da saúde que trabalham dentro do município. 
Idosos a partir de 90 anos começam a ser vacinados na segunda-feira, 08 de fevereiro. Para esse público alvo também é necessário fazer o agendamento nas Unidades de Saúde da Família, pois o frasco com a vacina possui dez doses e tem pouca durabilidade após ser aberto. 

Redação do Garca.Jor 



Nenhum comentário:

Postar um comentário