segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Procon de Garça registra 229 atendimentos ao longo do primeiro mês do ano

A unidade do Procon de Garça apresentou o balanço de atendimentos do órgão relativo ao mês de janeiro. No período, 229 demandas foram processadas pelo serviço local. 
Durante o mês passado, as “simples consultas” somaram 131 demandas. As “simples consultas” são as orientações oferecidas ao consumidor quando ele busca o auxílio do Procon para esclarecer alguma dúvida sobre contratos, compras, entre outros procedimentos. 
No primeiro mês do exercício, os procedimentos da Nota Fiscal Paulista totalizaram 27 atendimentos. Ainda em janeiro foram verificados 30 atendimentos preliminares. Esse tipo de procedimento pode ser realizado por meio de uma ligação telefônica, quando o Procon intervém junto ao fornecedor para obter a resolução do problema do consumidor, em caso de se tratar de uma relação de consumo. Nesse tipo de atendimento, há o compromisso do fornecedor de resolver a questão.
Também foram registradas 30 emissões de CIPs (Carta de Informações Preliminares). Essa carta é enviada ao fornecedor diante da necessidade de que ele se manifeste por escrito sobre algum pleito apresentado pelo consumidor — atendendo ou não a reclamação.
Em janeiro ocorreram dois procedimentos extra Procon (que não têm relação com assuntos sobre defesa do consumidor), sete CIPs finalizadas com acordo e uma CIP finalizada com outras baixas (encerradas, canceladas, consulta concluída).
O Procon de Garça iniciou suas operações em 02 de maio de 1996. O órgão tem como objetivo principal elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores, através do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos.
Em Garça, o Procon atende à rua XV de Novembro, 110, no Centro. O telefone é 3406 3632.

Fonte: Jornal Debate



Nenhum comentário:

Postar um comentário