quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Consumo de álcool ajuda a aumentar o estresse

Se você acha que um drinque acalma, esqueça. Na realidade, o álcool estimula a liberação de cortisol, o chamado hormônio do estresse, segundo estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism. Pior, o estresse parece reduzir os efeitos intoxicantes das bebidas alcoólicas e você entra numa espécie de círculo vicioso.
E não é só o álcool. Outras bebidas, também contribuem para te deixar ainda mais tenso:
Energéticos - Essas bebidas são repletas de açúcar e cafeína, combinação fatal. A cafeína não só potencializa a liberação de cortisol mas também de adrenalina, hormônio também ligado a situações de estresse. O mesmo acontece com o açúcar. Além disso, cafeína demais pode fazê-lo custar a pegar no sono. Daí já viu, né?
Café - A bebida quente se enquadra no mesmo caso anterior. A cafeína, ainda mais quando misturada ao açúcar, causa irritabilidade e insônia. Opte por sucos ou chás para combater o estresse.
Por fim, ainda vamos listas mais seis alimentos que, apesar de aparecem como alternativas na hora da tensão, assim como o álcool, só fazem com que o estresse atue de forma ainda mais implacável no organismo.
Comidas apimentadas - Quem nunca se queixou de a comida ficar parada no estômago em momentos de tensão? De fato, ela reduz o metabolismo e torna a digestão mais difícil, por isso os alimentos ficam no estômago por mais tempo. Comidas apimentadas agravam ainda mais esse desconforto.
Chiclete - Mascar um chiclete ou apelar para um docinho sugar free pode piorar os problemas digestivos causados pelo estresse. E se você se sente desconfortável, é bem capaz de ficar ainda mais irritado.
Batata Frita - Além de extremamente calórica, a batata frita possui acrilamida, uma substância possivelmente cancerígena e que pode elevar os níveis de colesterol, além de aumentar o estresse.
Alimentos industrializados  - Nos momentos de estresse, sempre bate aquela vontade de comer uma besteirinha. Mas os alimentos processados estão repletos de sódio, gordura e açúcar, que podem te deixar ainda mais desconfortável, além de possuírem nenhum valor nutritivo.
Proteína Animal - Carnes, ovos e laticínios estão repletos de gorduras saturadas e produzem um efeito semelhante ao do açúcar no organismo, causando uma sensação de desconforto e irritabilidade.
Carboidratos Refinados - Pães, bolos e massas podem causar uma falsa sensação de saciedade e, se consumidos em excesso, podem causar ansiedade.

Fonte: Terra



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