terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Pirajuí, Agudos e Dois Córregos flexibilizam "fase vermelha"

Nesta segunda-feira, 25 de janeiro, quando a região do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6) deveria começar a cumprir as regras da fase vermelha do Plano São Paulo, alguns municípios, como Agudos, Dois Córregos e Pirajuí, publicaram decretos flexibilizando o funcionamento de estabelecimentos e serviços não essenciais, como comércio, bares e restaurantes. Em Botucatu, as academias estão liberadas. O estado já anunciou que as prefeituras que se recusarem a seguir as normas ficam sujeitas a sanções judiciais.
Em Dois Córregos, decreto autoriza os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços de qualquer natureza, assim como locais de eventos, a funcionarem de forma presencial até às 22 horas, com ocupação de até 40% da capacidade, e sem música ao vivo ou eletrônica. As academias também estão permitidas. A restrição de horário não se aplica a farmácias, funerárias, táxis, mototáxis e postos de combustível. Imóveis não podem ser locados para festas e eventos, sob pena de multa.
Em Agudos, decreto da prefeitura liberou o funcionamento do comércio em geral, bares, restaurantes e academias, com capacidade de até 30% de clientes. Salões de beleza e comércio de rua só podem abrir por dez horas diárias, de segunda-feira a sábado, com encerramento até às 20 horas. O delivery será permitido até às 23 horas. No domingo, o funcionamento destes estabelecimentos será apenas por delivery. Bebidas alcoólicas não podem ser vendidas das 20h às 6h e aos finais de semana.
Em Pirajuí, o Executivo autorizou o funcionamento presencial de todos os estabelecimentos, essenciais ou não. Já o consumo de alimentos dentro desses locais está proibido. O decreto não faz menção a horários de funcionamento dos estabelecimentos. Porém, proíbe comercialização de bebidas alcoólicas das 22 às 05 horas e o consumo em espaços públicos, além das visitas em abrigos de idosos, e determina que, aos domingos, somente poderão ser realizadas atividades e serviços essenciais.
Em Botucatu, o comércio ficará fechado de segunda a sexta-feira, atendendo apenas de forma online e por delivery. Bares, lanchonetes e restaurantes atenderão apenas delivery e drive thru. Já as academias podem atender com aulas em locais abertos e arejados. Outras cidades, como Pederneiras, Lençóis Paulista, Barra Bonita, Igaraçu do Tietê, São Manuel, Jaú, Mineiros do Tietê, Boraceia, Piratininga, Bariri e Lins publicaram decretos liberando só serviços essenciais, conforme determina o estado na fase vermelha.
A Prefeitura de Iacanga chegou a publicar decreto com algumas flexibilizações, como a abertura de comércio não essencial. Porém, orientada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional para que cumprisse o Plano São Paulo, decidiu recuar e editou novo documento, desta vez permitindo apenas funcionamento de atividades essenciais. Em todos os municípios, as novas regras valem até 7 de fevereiro.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru



Nenhum comentário:

Postar um comentário