sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Pesquisa relaciona café colombiano com as suas sensações sonoras

Agora você pode saborear um dos cafés mais aclamados do mundo com seus ouvidos, enquanto produtores musicais e pesquisadores na Colômbia unem forças para desenvolver uma nova experiência sensorial para os consumidores de café por meio do sabor e do som .
A colaboração marca o 60º aniversário do ícone Juan Valdez, reconhecido mundialmente por sua identificação com o Café da Colômbia, marca do café arábica 100% lavado cultivado nesse país sul-americano.
A imagem de Juan Valdez aos 60 anos continua sendo um símbolo de orgulho dos cafeicultores colombianos e de sua dedicação em produzir o melhor café do mundo. 
O personagem Juan Valdez foi criado em 1960 para representar os cafeicultores colombianos e suas tradições. A imagem icônica de Valdez vestido com seu traje tradicional - poncho listrado e chapéu - e acompanhado de sua mula - chamada Conchita - provou ser uma sensação global. 
Acredite ou não, o som pode influenciar suas papilas gustativas. E entender como o som pode ser usado para influenciar a experiência de degustação de uma pessoa tem sido o trabalho de vida de Felipe Reinoso , pesquisador de uma das maiores instituição de ensino da Colômbia, a Universidad de los Andes. 
Reinoso trabalha há mais de cinco anos para criar essas experiências sensoriais, antes com produtos como chocolate e cerveja. Mas o café foi seu desafio mais recente. 
Ao descobrir os diferentes elementos que os músicos usam para criar música, como faixas de frequência e diferentes instrumentos, Reinoso diz que foi capaz de entender como o cérebro associa cada um desses elementos a sabores, como amargor, doçura ou acidez. 
"A forma como ouvimos pode afetar a experiência de alimentos e bebidas. Portanto, podemos tentar entender essas associações e tentar enquadrá-las como congruentes ou incongruentes. Ao fazer isso, somos capazes de criar música que a maioria das pessoas tenderia a enquadrar como um tipo de música doce ou amarga", disse ele. 
Para seu último projeto, a iniciativa liderada pelo Café de Colômbia, Reinoso colaborou pela primeira vez com os produtores musicais Miguel De Narvaez e Juan Fernando Fonseca, para criar a canção intitulada "Colombia coffee, Beyond Taste". .
"Juntos, criamos uma música integrando sons naturais com música real colombiana, a fim de trazer pela primeira vez uma experiência de degustação multissensorial 100% made in Colombia", observou. 
Para produzir uma canção para o café, os colaboradores disseram que as notas agudas são importantes, pois evocam uma sensação de doçura - uma característica bem conhecida do café colombiano -, mas que os sabores amargos são representados com baixa frequência e sons eletrônicos. 
Reinoso diz que o café - um produto delicado e rico em sabor - deve ser um momento para saborear. Algo, diz ele, se perde em ambientes urbanos barulhentos. 
O especialista encontrou maneiras de melhorar a experiência de quem mora nos grandes centros, por meio do uso de fones de ouvido com controle especial de ruído. 
"Trouxemos a camada de conhecimento científico sobre essa música e criamos uma espécie de viagem sensorial por meio da música. Isso significa que, quando as pessoas experimentam o café colombiano, elas têm a oportunidade de vivenciar plenamente essa parte específica da música que foi criada para desencadear sensações doces, sensações amargas e o tipo de explosão de aroma do café", disse.
A música "Colombia coffee, Beyond Taste" está disponível para download no Spotify e no YouTube com a mensagem: "Agora você pode saborear o café mais rico do mundo com seus ouvidos".

Fonte: Cision - PR Newswire



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