sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Novos leitos de UTI para Covid-19 são abertos em Garça para atender a região

Estão disponíveis a partir desta sexta-feira, 08 de janeiro, em Garça, novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) destinados ao tratamento da covid-19 no Hospital São Lucas. O objetivo da abertura dos novos leitos é tentar desafogar a rede hospitalar de Marília, que até o momento está com mais de 96% de ocupação.
O Hospital São Lucas conta com dez leitos de UTI abertos em setembro de 2020 e seis serão disponibilizados à covid-19. Conforme a publicação do Ministério da Saúde, os dez leitos da UTI de Garça são do tipo II, para uso adulto, e terão um repasse anual de R$ 1.397.862,40.
A tendência é que a utilização dos leitos seja mais intensa, já que estarão disponíveis na Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), que regula os leitos de UTI disponíveis na rede hospitalar vinculada ao SUS. Pacientes de outras regiões do Estado também poderão ser atendidos em Garça.
Em Marília, cidade referência no Departamento Regional de Saúde, a secretaria de saúde informou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI SUS Covid Adulto atingiu sua capacidade máxima.
Até agora não foi necessária a transferência de pacientes para outros municípios, mas isso não é descartado. Ao todo a cidade tem 56 leitos de UTI disponíveis pra covid-19 e apenas dois estão disponíveis.
Em todo o Departamento Regional de Saúde de Marília, que engloba 62 municípios, são 157 leitos de UTI para pacientes com covid-19. Segundo dados oficiais do Estado, a ocupação é de 72,6% dos leitos de UTI.
Na região de Bauru, 72% dos leitos de UTIs para Covid-19 estão ocupados. Na rede hospitalar de Marília, a ocupação está em 96%.
Em Tupã, cidade que faz parte do Departamento Regional de Saúde de Marília, mais de 50% dos pacientes internados na Santa Casa, que é a referência para o tratamento da Covid-19, são de municípios menores da região.
Segundo a prefeitura, as taxas de ocupação hospitalar mostram que o percentual de pacientes hospitalizados em relação aos 20 leitos destinados aos pacientes de coronavírus é de 85%, com 30% de pacientes de Tupã e 55% de pacientes da região, sendo 3 de Ourinhos, 2 de Queiroz, 2 de Parapuã, 1 de Rinópolis, 1 de Arco-Íris, 1 de Bastos e 1 de Ibirarema.
Ourinhos fica mais de duas horas de distância de Tupã, mas teve que encaminhar os pacientes pra Santa Casa porque está com 100% de ocupação dos leitos UTI na cidade desde o início de dezembro.

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário