terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Centro-oeste Paulista se reúne em Garça

Foi realizada na segunda-feira, 11 de janeiro, no auditório do Saae, uma reunião extraordinária entre os representantes dos oito municípios que integram o Cicop (Consórcio Intermunicipal de Gestão de Manejo de Resíduos Sólidos do Centro-oeste Paulista): Alvinlândia, Álvaro de Carvalho, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita e Lupércio. Somente Gália não enviou representante.
O principal motivo para a formação desse consórcio é resolver um problema de todos as cidades participantes: implantar um aterro sanitário que atenda todos os integrantes. 
A reunião foi uma apresentação do consórcio aos novos prefeitos e representantes, apresentando iniciativas e objetivos. Na oportunidade foi eleito o prefeito de Guarantã, Marcos Roberto Frugeri (Avante), para ocupar a vaga de vice-presidente do consórcio e o prefeito de Fernão, José Valentim Fodra (DEM). O prefeito de Garça, João Carlos dos Santos (DEM) se mantém como presidente e a prefeita de Alvinlândia, Abigail Cateli Dias (Progressistas) permanece como secretária.
O consórcio está terminando a primeira avaliação do Plano Regional de Resíduos Sólidos. Há também entendimentos, com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e também com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e com uma empresa da iniciativa privada para estruturação dos projetos para o manejo dos resíduos sólidos.
"Nós tivemos conhecimento deste projeto que traz tecnologia nas questões do lixo, esta empresa foi indicada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo do Estado de São Paulo para que possamos fazer um piloto dentro do consórcio. Todos os oito municípios produzem um volume considerado pequeno de lixo, algo em torno de 50 toneladas dia, e tem como objetivo não enterrar mais o lixo. E mais importante que não enterrar o lixo novo é poder se desfazer do passivo ambiental, que é aquele lixo que foi enterrado durante décadas. É isto que nós queremos com a efetivação desta parceria entre o Cicop e esta empresa de tecnologia", disse o presidente do Consórcio.

Redação do Garca.Jor



Nenhum comentário:

Postar um comentário