segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Procon de Garça fecha mês de outubro com registro de 320 atendimentos

A unidade do Procon de Garça apresentou o balanço de atendimentos do órgão relativo ao mês de outubro. No período, 320 demandas foram processadas pelo serviço local. 
Durante o mês passado, as “simples consultas” somaram 154 demandas. As “simples consultas” são as orientações oferecidas ao consumidor quando ele busca o auxílio do Procon para esclarecer alguma dúvida sobre contratos, compras, entre outros procedimentos. 
Em outubro, os procedimentos da Nota Fiscal Paulista totalizaram 48 atendimentos. Ainda no mês, foram verificados 40 atendimentos preliminares. Esse tipo de procedimento pode ser realizado por meio de uma ligação telefônica, quando o Procon intervém junto ao fornecedor para obter a resolução do problema do consumidor, em caso de se tratar de uma relação de consumo. Nesse tipo de atendimento, há o compromisso do fornecedor de resolver a questão.
Também foram registradas 64 emissões de CIPs (Carta de Informações Preliminares). Essa carta é enviada ao fornecedor diante da necessidade de que ele se manifeste por escrito sobre algum pleito apresentado pelo consumidor — atendendo ou não a reclamação.
Em outubro ocorreram oito procedimentos extra Procon (que não têm relação com assuntos sobre defesa do consumidor), seis CIPs finalizadas com acordo e nove CIPs finalizadas com outras baixas (encerradas, canceladas, consulta concluída).
Clodoaldo José de Oliveira, agente responsável pelo Procon em Garça, apontou que, ao longo de 2020, até a finalização de outubro, o órgão realizou 2.973 atendimentos, com as "simples consultas" chegando a 1.610 demandas, 318 atendimentos preliminares, 391 cartas emitidas, 219 cartas finalizadas com acordo, 94 cartas finalizadas com outras baixas, 34 atendimentos extra Procon e 307 procedimentos relacionados à Nota Fiscal Paulista.
O Procon de Garça iniciou suas operações em 02 de maio de 1996. O órgão tem como objetivo principal elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores, através do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos.
Em Garça, o Procon atende à rua XV de Novembro, 110, no Centro. O funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 07 às 13 horas, sendo que o órgão não atende às sextas-feiras e finais de semana. O telefone é 3406 3632.

Fonte: Jornal Debate



Nenhum comentário:

Postar um comentário