quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Guarantã elege mais mulheres do que homens para Câmara de Vereadores

Os eleitores de Guarantã elegeram pela primeira vez cinco vereadoras nas eleições municipais do último domingo (15). Com as novas eleitas, o legislativo, que tem nove cadeiras de vereadores, passa a ser formado pela maioria de mulheres.
Uma delas é a vereadora Cristina Vilarrubia, do Patriota, que foi a candidata mais votada e volta a ser vereadora na cidade depois de 4 anos.
Além dela, que recebeu 308 votos, as candidatas Giovana Araujo (Avante); Cristiane Jerônimo (DEM); Kátia Berthelli (Avante) e Érica Inoue (PSL) também vão compor o legislativo na próxima gestão (veja a lista completa dos eleitos abaixo).
A câmara majoritariamente feminina é um fato inédito na cidade que tem 5.195 eleitores. Na atual legislatura não há nenhuma mulher. Na anterior, eram duas mulheres.
“Nunca teve mais que duas e cidades vizinhas também nunca tiveram vereadoras eleitas e agora para o próximo mandato são cinco. Isso foi surpreendente, nós colocamos mulheres, sempre mais companheiras, todas mães, todas pé no chão”, afirma Cristina.
Para a vereadora mais votada, a ampliação da participação das mulheres vai fazer a diferença na cidade.
“Somos mulheres guerreiras, é maravilhoso a mulher poder mostrar que não existe diferença entre homem e mulher para ser representante do povo”, diz Cristina Vilarrubia.
A votação na cidade teve abstenção de 20,02% (1.040 votos) do eleitorado, além de 1,88% (78 votos) de votos em branco e 3,10% (129) de nulos.
Em Bauru, maior cidade do centro-oeste paulista, entre os 17 vereadores eleitos apenas 3 são mulheres, duas delas foram reeleitas e a terceira já foi vice-prefeita.
Confira como fica a composição da Câmara em Guarantã para o mandato 2021 a 2024:
Cristina Vilarrubia (Patriota) - 308 votos
Gomã da Ambulância (PP) - 186 votos
Fietinho da Ambulância (MDB) - 143 votos
Giovana Araujo (Avante) - 122 votos
Irmão Marquinho (Patriota) - 109 votos
Cristiane Jerônimo (DEM) - 91 votos
Marques (PT) - 90 votos
Katia Berthelli (Avante) - 72 votos
Érica Inoue (PSL) - 63 votos

Fomte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário