quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Outubro Rosa deste ano destaca o tema “Quanto antes melhor”

A campanha Outubro Rosa 2020 já está lançada. Neste ano, a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) lança o movimento de conscientização "Quanto antes melhor". A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama.
A SBM quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de covid-19.
De acordo com o presidente da SBM, Vilmar Marques, o movimento deste ano será totalmente on-line e focará na disseminação da informação. “Diversos estudos revelam que o sobrepeso e a obesidade, além da falta de atividades físicas no dia a dia, aumentam os riscos para câncer de mama e ainda proporcionam uma má qualidade de vida para quem está em tratamento", disse.
"Nosso alerta é para quanto antes mudar o estilo de vida melhor para a saúde e, dessa forma, evitar que novos casos de câncer de mama ocorram”, afirma ele, completando que o acompanhamento com o mastologista e a realização da mamografia anual nas mulheres a partir dos 40 anos é igualmente importante para a prevenção.
Em relação à pandemia da covid-19, a preocupação da Sociedade Brasileira de Mastologia é quanto à interrupção do rastreamento e exames de rotina que são imprescindíveis para identificação do diagnóstico precoce. A SBM recomenda que nas regiões onde o pico da doença diminuiu, os casos estão estabilizados e existe certa flexibilização, as mulheres retomem seus exames, desde que seguindo as medidas de segurança.
“Uma vez deixando de fazer o rastreamento e não identificar o diagnóstico de um tumor inicial com alta chance de cura pode resultar em um diagnóstico tardio com o tumor avançado e menor chance de tratamento efetivo”, explicou o médico.
Algumas dicas de hábitos são importantes para a prevenção do câncer de mama: alimentar-se bem, várias vezes ao dia e em pequenas quantidades; evitar excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão; procurar ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras; praticar exercícios físicos de forma regular.
O Outubro Rosa nasceu em 1997, nos Estados Unidos, com o intuito de promover a conscientização das mulheres para se prevenirem do câncer de mama. O símbolo do movimento é o laço rosa, aderido por diversas empresas e entidades que também divulgam a campanha. O movimento se tornou tão popular que, nesta época do ano, é comum ver prédios, pontes e monumentos iluminados em homenagem à causa.

Sem atividades — Uma tradicional movimentação do Outubro Rosa ocorre em Garça por meio do Grupo Amigos da Dalvinha. Neste ano, no entanto, ele não irá realizar atividades devido à pandemia do novo coronavírus. O Grupo está aberto para tirar dúvidas e apresentar informações sobre o câncer de mama, sua prevenção e também seu tratamento. O contato pode ser realizado pelo fone 99723 4009.

Redação do Garca.Jor



Nenhum comentário:

Postar um comentário