segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Carestia: Garça tem distribuição de água em baldes e carro pipa

A Prefeitura de Garça iniciou um sistema especial de distribuição de água nesta segunda-feira para enfrentar a combinação de onda de calor e crise no abastecimento.
Até às 16 horas desta segunda-feira, 05 de outubro, as 22 unidades escolares municipais, localizadas dentro da área urbana da cidade, estarão fornecendo água de forma emergencial aos moradores, com limite máximo de dois baldes por pessoa.  A Prefeitura pede que os moradores usem com economia. “Não desperdice, não lave calçadas, carros e quintais.”
Desde domingo, caminhões pipas estão sendo direcionados para os bairros mais altos da cidade, como Morada do Sol, Jardim Brasil, Jardim Imperador, entre outros. 
Um comunicado oficial diz que a cidade enfrenta “grande crise hídrica e as altas temperaturas estão gerando um enorme consumo de água pela população.”
A Prefeitura de Garça aponta ainda que a baixa demanda de captação colocou a cidade nessa situação de emergência. “Atualmente a água de Garça é obtida com captação de superfície. Nossa cidade está localizada na cabeceira de nascentes, com menos capacidade de vazão.”
O comunicado dispõe ainda que Estação de Tratamento de Água trata em média 10 milhões de litros por dia. “Essa quantidade, juntamente com a água em nossos reservatórios, é suficiente para atender a demanda da cidade por apenas um dia de consumo normal. Porém, nos últimos dias toda a população chegou a consumir 13 milhões de litros dia.”
“O SAAE está realizando desde sexta-feira, dia 2, manobras nos registros das redes de água a fim de tentar recuperar a capacidade dos reservatórios e conseguir um abastecimento uniforme para todos os pontos da cidade”, complementa  o comunicado do município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário