quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Tabatinga, Boraceia e Espírito Santo do Turvo têm apenas um candidato a prefeito

Os eleitores de três cidades do centro-oeste paulista têm apenas uma opção de voto nas eleições 2020, além dos votos brancos e nulos. É que em Tabatinga, Boraceia e Espírito Santo do Turvo (SP), apenas um candidato fez o registro na Justiça Eleitoral.
No Brasil, essa situação acontece em 106 dos 5.568 municípios onde haverá eleição municipal neste ano, de acordo com um levantamento feito pelo G1 com base no repositório de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na lista, há nove cidades do estado de São Paulo.
Conforme a Lei das Eleições, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um para ser eleito. No entanto, como votos brancos e nulos não contam como válidos, nessas cidades é necessário apenas um único voto válido para que o candidato seja eleito. Na prática, portanto, o candidato precisa apenas votar em si mesmo.
Em Tabatinga, o candidato inscrito na Justiça Eleitoral ao cargo de prefeito é o médico Eduardo Ponquio Martinez, o Dr Eduardo (DEM). Ele disputa a reeleição através da coligação "Pra Tabatinga seguir avançando".
O empresário Alfredo dos Santos, conhecido como Alfredão (PSDB), integra a chapa como candidato a vice-prefeito na cidade, que tem população estimada de 16.644 habitantes, segundo o IBGE, e 11.621 eleitores.
Enquanto isso, a pequena cidade de Boraceia, com população estimada de 4.868, tem 3.872 eleitores.
No município, o único candidato que disputa a cadeira do Executivo é Valdir de Souza Melo, o Di Picapau (PSDB). Já a candidata a vice-prefeita, que integra a chapa da coligação "Boraceia para Todos", é a professora Marlete Zenatti Gianti (DEM).
A chapa única que disputa a eleição municipal em Espírito Santo do Turvo é a da coligação "A mudança continua, o povo pode mais".
Na cidade de 4.878 habitantes e 3.448 eleitores, o único candidato a prefeito é o odontólogo Afonso Nascimento Neto, conhecido como Dr Afonso (MDB), enquanto Laercio Lauder da Silva (PL) integra a chapa como candidato a vice.

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário