segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Procon de Garça fecha mês de agosto com registro de 239 atendimentos

A unidade do Procon de Garça apresentou o balanço de atendimentos do órgão relativo ao mês de agosto. No período, 239 demandas foram processadas pelo serviço local. Esse número representa uma retração de 40,99% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 405 atendimentos foram registrados.
Durante o mês passado, as “simples consultas” somaram 119 demandas. As “simples consultas” são as orientações oferecidas ao consumidor quando ele busca o auxílio do Procon para esclarecer alguma dúvida sobre contratos, compras, entre outros procedimentos. As orientações prestadas pela unidade podem esclarecer a dúvida do consumidor e até mesmo resolver o seu problema.
Em agosto, os procedimentos da Nota Fiscal Paulista totalizaram 38 atendimentos. Ainda no mês, foram verificados 26 atendimentos preliminares. Esse tipo de procedimento pode ser realizado através de uma ligação telefônica, quando o Procon intervém junto ao fornecedor para obter a resolução do problema do consumidor, em caso de se tratar de uma relação de consumo. Nesse tipo de atendimento, há o compromisso do fornecedor de resolver a questão.
Também foram registradas 40 emissões de CIPs (Carta de Informações Preliminares). Essa carta é enviada ao fornecedor diante da necessidade de que ele se manifeste por escrito sobre algum pleito apresentado pelo consumidor — atendendo ou não a reclamação.
Em agosto ocorreram três procedimentos extra Procon (que não têm relação com assuntos sobre defesa do consumidor), dez CIPs finalizadas com acordo e três CIPs finalizadas com outras baixas (encerradas, canceladas, consulta concluída).
Clodoaldo José de Oliveira, agente responsável pelo Procon em Garça, apontou que, ao longo de 2020, até a finalização de agosto, o órgão realizou 2.328 atendimentos, com as "simples consultas" chegando a 1.309 demandas, 240 atendimentos preliminares, 295 cartas emitidas, 168 cartas finalizadas com acordo, 66 cartas finalizadas com outras baixas, 27 atendimentos extra Procon e 223 procedimentos relacionados à Nota Fiscal Paulista.
Durante o mês passado, os assuntos financeiros ficaram na liderança dos atendimentos e consultas do órgão. Segundo Oliveira, devido à pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas perderam renda ou ficaram desempregadas e um bom número delas procura o Procon em busca da realização de algum tipo de acordo. "Alguns deles estão tendo êxito e as empresas estão aceitando as solicitações do consumidor", disse.
O Procon de Garça iniciou suas operações em 02 de maio de 1996. O órgão tem como objetivo principal elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores, através do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos.
Em Garça, o Procon atende à rua XV de Novembro, 110, no Centro. O funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 07 às 13 horas, sendo que o órgão não atende às sextas-feiras e finais de semana. O telefone é 3406 3632.

Fonte: Jornal Debate



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