segunda-feira, 21 de setembro de 2020

AHBB faz entrega oficial de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas

A AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil - Rede Santa Casa) realizou, na última quinta-feira, 17 de setembro, a entrega da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) instalada no Hospital São Lucas, que recebeu a denominação de "Lucas do Nascimento Moreira". A solenidade de entrega do novo espaço de saúde da cidade de Garça contou com a presença de algumas poucas pessoas, diante das questões visando evitar aglomerações, sendo que representantes do município, da instituição, do Departamento Regional de Saúde, entre outros estiveram participando do ato.
Essa nova ala de alta complexidade vai contar com dez leitos e estará apta para receber pacientes a partir do dia 01 de outubro. Segundo a AHBB, a implantação da UTI vai gerar cerca de 50 empregos, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, além de colaboradores na área de limpeza.
O presidente da AHBB, Antonio Carlos Pinotti Affonso, esteve no ato de entrega e indicou que o sentimento expressado ao inaugurar a nova UTI era o de gratidão por poder dar uma estrutura de maior segurança em saúde para a população de Garça e região.
"Queremos agradecer quem ajudou a permitir que pudéssemos tocar esse projeto. É um degrau a mais que estamos conseguindo subir e vamos criando outras missões para atender a população", sublinhou.
Para o presidente da AHBB, um processo de melhoria na oferta de serviços de saúde é um ato político e, portanto, é essencial se ter parceiros para a viabilização. Diante disso, ele agradeceu pessoalmente o deputado Vinícius Camarinha (PSB), que esteve presente à entrega, por sua ampla mobilização para a viabilização da Unidade, e também lembrou a figura do deputado federal Herculano Passos, que fez algumas gestões para a criação desse espaço de saúde.
O deputado Vinícius Camarinha indicou que buscou pessoalmente fazer um esforço para que o hospital de Garça pudesse ser melhorado e isso não passa apenas pelos equipamentos, mas, também, pelo capital humano. O parlamentar lembrou que assumiu um compromisso, ainda quando era candidato à Assembleia Legislativa, para apoiar o São Lucas e, uma vez eleito, logo começou a efetuar um trabalho em prol da instituição.
"Consegui aprovar uma emenda de R$ 1,5 milhão para esse propósito de buscar uma melhoria para a saúde de Garça", indicou Camarinha, que ressaltou que espera que a UTI recém inaugurada tenha uma função regional, já que poderá dar um apoio efetivo para pacientes de cidades como Álvaro de Carvalho, Júlio Mesquita, Alvinlândia, entre várias outras, além de desafogar a estrutura do Hospital das Clínicas de Marília.
"Sem saúde não temos emprego, não temos qualidade de vida. A saúde é essencial e buscamos aqui cumprir com o compromisso que havíamos assumido", destacou Vinícius Camarinha.
A secretária municipal da Saúde, Natali Gaiato Cruz, representou a administração municipal na entrega da UTI do Hospital São Lucas. Ela ressaltou que tal conquista é uma grande satisfação para a saúde local, assim como o fruto de um conjunto de esforços.
"A viabilização dessa Unidade de Terapia Intensiva representa uma mudança no padrão de atendimento da saúde de Garça e vamos agora poder acolher os pacientes de alta complexidade no próprio município", complementou.
Essa é a terceira oportunidade que a cidade de Garça conta com uma Unidade de Terapia Intensiva. A primeira foi implantada nos anos 80 e a segunda nos anos 90. Esses dois dispositivos de saúde, no entanto, não conseguiram ser mantidos devido ao alto custo operacional, principalmente com o custeio de equipes médicas e de enfermagem.

Fonte: Jornal Debate



Nenhum comentário:

Postar um comentário