segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Prefeito de Garça lança carta aberta e não descarta tomar medidas mais restritivas contra covid-19

O prefeito de Garça, João Carlos dos Santos (DEM), emitiu uma carta aberta sobre a questão da pandemia do novo coronavírus no município. Ele solicita a colaboração da população quanto a verificação das medidas sanitárias para tentar conter a covid-19 e também evitar aglomerações. Diante do cenário atual, Santos também não descarta a retomada de medidas mais restritivas no âmbito do município para tentar evitar a ampliação do número de casos da doença. Leia, na sequência, a íntegra da referida carta:

Garça, 03 de agosto de 2020.
Carta aberta aos garcenses

Desde a chegada da pandemia de covid-19 no Brasil, a nossa administração está trabalhando fortemente para ter o menor número possível de contaminados em nosso município, visando a preservação dos serviços de saúde e assistência adequada.
Além de disponibilizar toda a estrutura do sistema de saúde e equipe da Secretaria da Saúde, criamos o comitê municipal de combate à Covid-19, que se reúne por videoconferência toda a semana para debater e planejar as ações que estão sendo desenvolvidas.
Afirmo que seguimos as orientações do governo do estado de São Paulo, que através de decretos desenvolveu o Plano SP, objetivando a retomada gradual da atividade econômica.
Sempre solicitamos a colaboração dos munícipes com as instruções repassadas pelas autoridades sanitárias: o uso de máscaras faciais em espaços públicos e coletivos, uso de álcool em gel 70% para higienizar as mãos, cuidados especiais no comércio e indústria com a medição da temperatura dos trabalhadores e clientes, distanciamento no interior das lojas, lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, evitar aglomerações, só sair de casa em casos de necessidade, a maior atenção com as pessoas acima de 60 anos que fazem parte do grupo de risco, entre outras.
É importante destacar que a grande maioria dos garcenses vem respeitando estas instruções mantendo uma ação prudente. Mesmo assim, pudemos constatar que algumas pessoas não nos atenderam, o que poderá contribuir para uma maior aceleração dos casos nos próximos dias. 
Nossa estrutura municipal de saúde conseguiu, até o momento, oferecer atendimento digno aos que precisaram. As tendas de apoio montadas na parte de trás da UPA começaram a ser utilizadas, infelizmente.
Como previsto e alertado, casos positivos se agravaram, precisando de transferência para leitos de UTI em Marília e tivemos a triste informação que, até sábado, 1º de agosto, três garcenses perderam a luta contra a Covid-19 e foram à óbito. Neste momento, nossa solidariedade aos familiares e amigos.
Ainda não temos uma vacina contra o novo coronavírus, então cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade em manter controlado o número de casos de Covid-19 em Garça.
Mais uma vez solicito a colaboração de todos evitando promover encontros, mesmo que sejam em suas residências, evitando aglomerações, mesmo que sejam para a prática esportiva, evitando bate papos em grupos nas praças e esquinas da cidade e, principalmente, dando atenção às recomendações das autoridades sanitárias.
Estando Prefeito e sendo responsável por toda uma administração municipal, alerto a todos que, se os casos de covid-19 continuarem a mostrar uma grande evolução em nossa cidade como vem acontecendo, seremos obrigados a tomar medidas mais restritivas para combater a doença e manter a capacidade de atendimento aos garcenses que procurarem nosso sistema de saúde.
Ajudem-nos a não chegar a este ponto.

João Carlos dos Santos
Prefeito Municipal de Garça

Redação do Garca.Jor


Nenhum comentário:

Postar um comentário