quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Postos do Detran no Estado de São Paulo vão ser transformados em Poupatempo

O governo do Estado de São Paulo anunciou a ampliação do programa Poupatempo de 75 para 340 unidades, maior expansão de seus 23 anos de história. Para isso, o Poupatempo vai incorporar à sua gestão todos os serviços prestados pelo Detran.SP. Assim, as unidades do Detran.SP, como a existente em Garça à avenida Labieno da Costa Machado, serão transformadas em postos presenciais do Poupatempo.
“O número de unidades presenciais crescerá quatro vezes nos próximos dois anos. Juntamente a essa expansão sem precedentes, o Poupatempo continua seu processo de digitalização. No início de 2019, tínhamos sete serviços digitais no portal do Poupatempo. Multiplicamos isso mais de dez vezes. Hoje temos cerca de 82 serviços digitais pelo aplicativo do Poupatempo”, disse Rodrigo Garcia (DEM), vice-governador do Estado.
As novas unidades vão manter todos os serviços prestados pelo departamento de trânsito e incorporar os outros serviços prestados pelo Poupatempo. No total, serão oferecidos 133 diferentes tipos de serviço. Até 2022, serão disponibilizados 242 serviços digitais nas 340 unidades. A transição para as 252 novas unidades será gradual e concluída também até 2022. Segundo o governo, essa reestruturação operacional possibilitaria alcançar uma economia de cerca de R$ 100 milhões por ano.
Além de expandir a capilaridade dos serviços prestados, a medida resultará em atendimento público de forma presencial e remota (pelo celular), por meio do Poupatempo Digital, para todos os municípios paulistas — incluindo o alcance a cidades menores. 
“Temos buscado impulsionar a transformação digital no governo estadual com menos custos, oferecendo serviços públicos nas plataformas digitais de modo simples, intuitivo e acessíveis a todos”, afirmou o presidente da Prodesp, André Arruda. A Prodesp é a empresa de tecnologia do Estado de São Paulo responsável por operacionalizar a implantação e administrar os postos do Poupatempo.
Os novos postos serão mais modernos, enxutos e com atendentes realizando diversos tipos de serviços. “Integrar nossos serviços ao programa fará a população ganhar ainda mais. As pessoas serão atendidas nas novas unidades com mais comodidade, de forma simples, eficiente e com toda segurança e contando também com um maior leque de serviços prestados, além daqueles referentes à CNH e documentação veicular”, dispôs o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani.
Todas as inovações digitais desenvolvidas pela Prodesp até o momento permitiram colocar os principais serviços do Poupatempo e do Detran.SP na palma da mão de todos os cidadãos. Acelerado pela pandemia do coronavírus, o portal e o aplicativo Poupatempo Digital se mostraram fundamentais para a manutenção dos atendimentos. Mais de sete milhões de interações/atendimentos foram feitos em quatro meses. Isso representa mais de 65% dos atendimentos diários nas unidades físicas, estimados em 120 mil.
Atualmente existem mais de 200 serviços sendo digitalizados pelo Poupatempo, em comparação com os sete oferecidos no início de 2019. Apenas cinco serviços que apresentam maior volume de transações permanecerão sem digitalização, como os atendimentos para emissão da primeira via do RG e a renovação da CNH, que requerem coleta biométrica e exigem a ida ao posto.

Fonte: Jornal Debate


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