A cédula do lobo-guará ainda não foi lançada oficialmente, mas bastou o governo anunciar a nova nota de 200 reais para criminosos imprimirem dinheiro falso.
No Rio de Janeiro, no bairro de Madureira, circulam notas falsificadas, segundo alerta do Banco Central.
A nova cédula só será lançada em agosto mas depois que o protótipo, feito por um designer de São José dos Campos, no interior de São Paulo, ganhou as redes sociais, houve falsificações com o modelo criado.
Mike Ferreira, de 27 anos, desenhou um cenário com elementos do cerrado, o habitat do lobo-guará e publicou no Instagram.
Depois de muitos memes sobre a nova nota de R$ 200, o modelo de Ferreira acabou estampado, de forma grosseira, em papel falsificado como dinheiro.
O Banco Central alerta que ainda não houve divulgação do visual da nova cédula, apenas o personagem da fauna brasileira homenageado.
A diretora de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros disse que a produção da nova nota está em fase final de testes por equipes especializadas do Banco Central e da Casa da Moeda.
Participam apenas dez profissionais especializados na criação de moedas brasileiras. Carolina Barros orienta como identificar uma nota verdadeira: colocar a nota contra a luz para verificar a marca d'água.
Notas já conhecidas têm elementos em alto relevo. Observe as que você tem e compare ao pegar uma nota no mercado.
A boa notícia para não cair no conto dos 200 reais é que o aplicativo "Dinheiro Brasileiro", lançado na Olimpíada do Rio, será atualizado para identificar também a nova cédula. O app funciona por meio de uma foto sobre a nota onde são indicados os elementos de segurança que devem existir.
Fonte: OCNet
Nenhum comentário:
Postar um comentário