segunda-feira, 6 de julho de 2020

Zoo de Garça participa de ação nacional de férias on-line

A pandemia de covid-19 fechou as áreas de lazer, turismo, culturais e de educação, entre tantos outros lugares no mundo. Afastou o público para evitar a circulação de pessoas e a propagação do vírus, porém, a ordem da vez, além de cuidar da saúde, é se reinventar.
Um bom exemplo veio das instituições que trabalham em prol da conservação e da educação não formal, como parques, zoológicos e aquários, que decidiram unir forças para realizar um curso de férias com programação educativa e diversificada, direcionada às crianças e jovens.
O Centro de Educação Ambiental do Zoológico Municipal de Garça (Bosque), participa junto com outras 18 instituições brasileiras que, juntas estão aproximando o público das atividades lúdicas, que antes eram presenciais e que agora, durante o Curso de Férias “Cada macaco no seu galho”, serão realizadas virtualmente, entre os dias 1º e 31 de julho.
Segundo a bióloga Érika Buchignani, todos os participantes estão produzindo vídeos. “A atividade de Garça será postada no dia 17, sexta-feira, e tem o objetivo de estimular a criatividade e a percepção do meio ambiente, usando como tema norteador o habitat e os hábitos do Bugio (Aloutta caraya)”.
Ainda de acordo com a bióloga. “O vídeo que tem, além dos macacos do bosque, crianças de Garça participando, está sendo produzido pela Prefeitura e irá mostrar as características da espécie, utilizando-se também de uma oficina de desenho com sombras, para estimular as crianças a aprender sobre a natureza de forma lúdica e divertida”, completou.
A ideia do curso foi da equipe de educação ambiental do Zoológico de Bauru, que  propôs um projeto de ensino à distância aos Zoos e Aquários do Brasil. “O momento requer a união dos educadores na criação de ações que realmente sejam significativas na formação das crianças. Assim, lançamos a proposta ao grupo de educadores de Zoos e Aquários do Brasil, no qual 19 instituições aderiram à ideia do Curso, ficamos realmente muito felizes com a união de Zoológicos, Jardim Botânico, Parques, ONG’s e Museus”, informa a bióloga do Zoológico de Bauru, Samantha P. L. Bittencourt.
O grande destaque das atividades educativas online, são os primatas, em apoio a Campanha Educativa da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), intitulada “Somos Todos Primatas”. O nome do curso será: “Cada Macaco no Seu Galho”, e oferecerá atividades de duas a quatro vezes na semana, seguindo a programação abaixo.
Todas as atividades serão postadas na Fanpage, criada para o curso de férias, compartilhadas  nas  mídias sociais  das instituições participantes e também disponibilizadas para escolas utilizarem de maneira curricular ou extracurricular no período teoricamente de férias ou durante o ano letivo. “Espera- se que com a união das instituições, seja amplo o alcance das atividades, já que a diversidade de conhecimento oferecido oportuniza novos aprendizados, tanto para as crianças e jovens, quanto para os educadores que realizarão uma grande troca de conhecimento”, finaliza Samantha.

Programação Completa

01/07 - Instituição: Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque (SC)
Título: “Brinque com o bugio” / Público – alvo: A partir de 8 anos
Objetivo: Conhecer e aprender sobre as características e particularidades do bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans); - Estimular a concentração e o desenvolvimento da coordenação motora da criança.
Recurso didático: Por meio de vídeo explicativo apresentar as características do bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans) e propor a confecção de origami de primata para brincar em casa.

03/07- Instituição: Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (SC) Título: “A Grande Família dos Caranguejeiros” / Público – alvo: Para todas as idades. 
Objetivo: Conhecer a vida e o comportamento familiar da espécie de macacos caranguejeiros (Macaca fascicularis), finalizando com uma atividade divertida de dança que tem o propósito de reunir todos os integrantes da família.
Recurso didático: Vídeo sobre as características dos macacos caranguejeiros, no final será apresentado/ensinado uma coreografia de dança.

Instituição: Parque Ecológico de São Carlos/ ICAS / FUBÁ (SP)
Título: “E agora? Como atravessar essa rodovia?” – Origami dos animais que vivem perto das rodovias / Público – alvo: 9 a 10 anos
Objetivo: Trabalhar a problemática das colisões entre humanos e animais de forma lúdica, por meio de contação de histórias e da confecção de origamis dos animais. Recurso didático: Construção de Origami.

08/07- Instituição: BioParque Rio (RJ) Título: Primatas do Brasil Público – alvo: Todas as idades. 
Objetivo: Apresentar primatas característicos do país, principalmente da mata atlântica, suas curiosidades, aspectos de conservação da espécie e produção de desenhos pelas famílias participantes. Recurso didático: Atividade “Quiz”

09/07- Instituição: Parque da Água Vermelha e Zoológico de Sorocaba (SP)
Título: Qual macaco sou eu? / Público – alvo: a partir de 6 anos
Objetivo: Conhecer algumas espécies brasileiras de primatas que vivem no zoo (sauim-de-coleira, muriqui-do-sul, sagui-do-tufo-preto, macaco-prego-do-peito-amarelo, bugio-preto) por meio de suas características gerais (biologia, ecologia e curiosidades), gerando identificação com as mesmas. Recurso didático: Buzzfeed (atividade estilo “Quiz”)

10/07- Instituição: Parque da Água Vermelha e Zoológico de Sorocaba (SP)
Título: Que macaco será que fez a coisa? / Público – alvo: a partir de 4 anos
Objetivo: Conhecer a alimentação, em vida livre e no zoológico, de dois primatas nativos de Sorocaba e região (macaco-prego e bugio), destacando a importância das áreas verdes e naturais para a conservação da fauna local.
Recurso didático: Vídeo investigativo com direito a visita ao setor de nutrição para descobrir curiosidades sobre os primatas.

Instituição: Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP)
Título: As aventuras do Macaco-Aranha / Público – alvo: A partir de 4 anos
Objetivo: Despertar a curiosidade de crianças e oferecer conhecimento sobre o macaco aranha. Recurso didático: Contação de histórias com fantoches e cartilha de atividades sobre os primatas para ser impressas.

13/07- Instituição: Zoo Pomerode (SC) Título: Conversando sobre Primatas Público – alvo: Todas as idades
Objetivo: Mostrar a diversidade de espécies de primatas; Explicar a importância deste grupo de animais; Informar as funções do zoológico.
Recurso didático: Contação de história com fantoches.

15/07- Instituição: Zoológico de Varginha (MG)
Título: Cada macaco no seu galho / Público – alvo: A partir de 6 anos
Objetivo: Apresentar a diversidade de primatas brasileiros; Sensibilizar, através da arte, o despertar da consciência para a conservação dos primatas e da fauna e flora brasileiras.
Recurso didático: Vídeo aula.

16/07- Instituição: Prefeitura de Sapucaia do Sul (RS) Título: “Cacá lê para você! Quer ouvir uma história?” / Público – alvo: a partir de 4 anos
Objetivo: Sensibilizar os participantes quanto à importância do Mico-leão-dourado, por ser uma espécie endêmica do Brasil, que ocorre exclusivamente na Mata Atlântica.
Recurso didático: Leitura da história e atividade motora de coreografia.

17/07- Instituição: Centro de Educação Ambiental e Zoológico Municipal de Garça (SP)
Título: Desenhando com as sombras / Público – alvo: a partir de 5 anos
Objetivo: Estimular a criatividade e a percepção do meio ambiente usando como tema norteador o hábitat e os hábitos do Bugio (Aloutta caraya)
Recurso didático: Vídeo sobre as características do Bugio e seu habitat e oficina de desenho com sombras.
Materiais necessários para oficina: Papel (sulfite ou cartolina), lápis, borracha, lápis de cor ou giz de cera para colorir. Para as sombras são necessários animais em miniatura (caso a criança não possua os animais em miniatura, será disponibilizado um molde para ser feito em papel).

19/07- Instituição: Arca do Noah- Parque de Educação Ambiental (RJ)
Atividade 1- Aprendendo com os Saguis / Público – alvo: A partir de 3 anos
Objetivo: Mostrar como é realizado o manejo com os saguis, apresentar duas espécies de saguis e mostrar enriquecimento.
Recurso didático: Vídeos didáticos e informativos sobre as duas espécies de saguis que temos Callithrix jacchus e Callithrix penicilata.

Atividade 2 - Brigadeiro com Pimenta Rosa
Público – alvo: a partir de 12 anos
Objetivo: O sabor da aroeira, seu odor e a cor são estímulos sensoriais e provocam curiosidade, não só nos animais, mas nos humanos também. Assim, aprenderemos a fazer um delicioso brigadeiro gourmet utilizando essa especiaria, proporcionando uma deliciosa sobremesa para as férias.
Recurso didático: tutorial em vídeo de como fazer o brigadeiro, com a receita na descrição do vídeo.

22/07- Instituição R3 Animal (SC)
Título: Cuxiú: O macaco que bebe água com as mãos.
Público – alvo: A partir de 6 anos
Objetivo: Apresentar a espécie Cuxiú (Chiropotes satanas) e seu papel na natureza; ressaltar as ameaças para a espécie, abordando o tráfico de animais; destacar a importância da união de todos para preservar o meio ambiente.
Recurso didático: Contação de história através de vídeo de animação com uso de imagens e desenhos.

23/07- Instituição: Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica/Prefeitura de Belo Horizonte (MG)
Atividade 1- Título: Jogo da Memória “Macacos Ameaçados: quem é quem?” / Público – alvo: A partir de 6 anos.
Objetivo: Apresentar de maneira lúdica algumas espécies de primatas ameaçados de extinção que ocorrem no Brasil, estimulando a memorização rápida de imagens e textos; Recurso didático: Jogo da memória virtual

24/07- Título: “Uma Aventura com os Primatas Brasileiros” / Público – alvo: A partir de 09 anos. 
Objetivos: Apresentar os primatas brasileiros que vivem no Zoológico de Belo Horizonte, de maneira divertida. Mostrando como cada um pode contribuir para a conservação da fauna. Além de estimular a concentração e o raciocínio.
Recurso didático: Vídeo com apresentação das informações sobre as espécies e quiz.

26/07- Instituição: Parque Zoológico Municipal de Canoas (MG)
Público Alvo: Crianças e adultos
Atividade 1- Título: Proseando sobre Bugios
Objetivo: Aprender sobre a biologia dos Bugios-ruivo (Alouatta guariba clamitans).
Recurso didático: Vídeo de curiosidades sobre o bugio , passo-a-passo de uma dança puramente gaúcha de nome “Bugio” e caça palavras e pintura para download.

Atividade 2-Título: Dando nome ao MACACO
Público Alvo: Crianças de todas as idades poderão participar.
Objetivo: conhecer e dar nome ao novo integrante do Zoo Canoas, uma Sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus).
Desenvolvimento: vídeo contando a evolução do tratamento do animal.
Recurso didático: Convidaremos as crianças a votar em uma das opções de nome para o sagüi.

29/07- Instituição: Zoológico Municipal de Curitiba (PR)
Título: Na trilha do Muriqui / Público – alvo: A partir de 5 anos
Objetivo: Estimular a curiosidade; Conhecer alguns conceitos importantes em conservação, Incentivar o trabalho em grupo – cooperação.
Recurso didático: Realização de um jogo tipo quiz no Centro de Educação Ambiental e tour pelo recinto dos muriquis-do-sul.

31/07- Instituição: Museu do Dante (SP) Título: atividade 1 - Macaco na mão Público – alvo: A partir de 7 anos
Objetivo: Estimular a criatividade através da pintura com as mãos, a fim de ilustrar as espécies de primatas que foram conhecidas no decorrer do curso.
Propor que as pinturas sejam enviadas por foto para a fanpage para divulgação.
Recurso didático: vídeo do passo a passo de como desenhar uma macaco utilizando o formato da mão. A gravação será feita no espaço dos dioramas do museu, onde antes do início da atividade aparecerá em forma de um pequeno tour a imagem do espaço.

Título: Atividade 2 - Somos todos primatas!
Público-alvo: Crianças e adultos.
Objetivos: Apresentar através de crânios algumas semelhanças, que fazem os seres humanos e os macacos pertencerem à mesma ordem dos primatas.
Recursos didáticos: Conversa com biólogo educador e um fantoche que representará o público infantil, crânios de diversos primatas inclusive do humano, fantoche.

Redação o Garca.Jor



Nenhum comentário:

Postar um comentário