segunda-feira, 6 de julho de 2020

Vacinação contra influenza é oferecida a todas faixas etárias nas USFs de Garça

Quem não constava nos grupos prioritários da Campanha Nacional Contra Influenza  agora poderá procurar as Unidades de Saúde da Família para se imunizar, independentemente das faixas etárias, além dos grupos prioritários. A campanha também foi prorrogada até o dia 24 de julho ou enquanto durarem os estoques.
As Unidades de Saúde da Família (USF) de Garça também fazem a busca ativa, via telefone, das crianças com idade de seis meses a seis anos e que ainda não foram imunizadas. A cobertura vacinal desse público ficou em 62,01%, abaixo dos 90% da meta estabelecida pelas autoridades de saúde. Ainda mais baixa está a cobertura em adultos de 55 a 59 anos, apenas 39,94%.
A Vigilância Epidemiológica de Garça apresentou a cobertura vacinal dos públicos alvos da campanha deste ano:
62,01% - Crianças de seis meses a menores de seis anos;
56,02%   - Gestantes;
137,20% - Trabalhadores da saúde;
50,79%   -  Puérperas;
39,94%   - Adultos de 55 a 59 anos;
102,44% -  Idoso acima de 60 anos.
Em todo o país, somente a primeira etapa atingiu mais de 100% do grupo prioritário, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde, as demais tiveram pouca adesão da população. Um problema de saúde, já que a vacina está disponível, gratuitamente, e a Influenza pode provocar complicações, internações e até levar a óbito.
Apesar de não ter eficácia contra a covid-19, a vacina contra Influenza auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é redução da procura pelos serviços de saúde.
Veja a relação de Unidades de Saúde da Família que estão vacinando todos os públicos durante esse final da campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, com funcionamento das 7h às 17h.
USF Jafa;
USF Região Oeste;
USF Rebelo;
USF Palermo;
USF Helena Müller;
USF Labienópolis;
USF Araceli;
USF Eucaliptos;
USF Barros;
USF Mariana I.   

Redação do Garca.Jor


Nenhum comentário:

Postar um comentário